//Modelo inovador junta seguradora e reparador “num só”

Modelo inovador junta seguradora e reparador “num só”

Ninguém gosta de ter problemas para reparar em casa. Ter de contactar a seguradora, agendar uma visita com um perito, ir à procura de orçamentos e empresas de reparação e ver efetivamente o problema resolvido pode ser um processo complicado e demorado. A pensar nisso, a Melom e o Querido Mudei a Casa Obras lançaram um serviço para o canal segurador que facilita o processo de reparação. Para já, funciona apenas para danos causados por água. A Melom e o Querido assumem a responsabilidade de diagnóstico e reparam o problema de imediato. O cliente só tem de acionar o seguro.

“Aqui a inovação é levar a casa dos portugueses não um perito mas logo um reparador”, afirma João Carvalho, diretor-geral da Melom. A Ageas e a Ocidental foram as seguradoras pioneiras nesta parceria, mas o objetivo é estender o modelo a mais.

A partir do momento em que é acionado o seguro, “num período de 24 horas temos de fazer o contacto com o cliente para marcar o diagnóstico. Depois, em três dias úteis temos de ter a possibilidade de ter o diagnóstico feito e o orçamento executado para a reparação. É um processo muito célere”, explica João Carvalho. “Num caso de canalização, podemos imaginar que é algo que esteja a afetar mais o imóvel, como um cano roto. Como nós levamos logo um reparador, conseguimos partir o bocado da parede que é necessário, fazer uma reparação provisória até que seja definido efetivamente o enquadramento. É isso que eu acho que é disruptivo”, destaca.

Em 2018, o ano-piloto da parceria, este serviço respondeu a 5627 ocorrências e faturou 1,2 milhões de euros. Neste ano, a Melom e o Querido já têm 2,2 milhões de euros em obras adjudicadas no âmbito deste serviço, pelo que o líder da empresa de reparações prevê que a faturação do setor segurador ultrapasse os três milhões de euros. Apesar de reconhecer que os resultados pesam pouco na faturação total da empresa, que estima atingir os 50 milhões de euros em 2019, João Carvalho salienta a importância da satisfação do cliente. “Temos aqui uma parceria que confere muito valor ao cliente. Quer nós quer estas duas companhias de seguros pensamos muito na ótica do cliente.”

Para o futuro, o responsável revela a vontade de aumentar a capacidade de resposta. Atualmente, a rede conta com 192 unidades de norte a sul do país. Mas também estender a solução aos problemas relacionados com vidros. “No longo prazo queremos ainda perceber o que é que este setor pode aportar em termos de faturação e adicionar mais recursos, por exemplo, na criação de softwares que consigam agilizar muito mais os tempos de resposta.”

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