//Moody’s: Bancos do sul da Europa estão mais expostos a setores vulneráveis

Moody’s: Bancos do sul da Europa estão mais expostos a setores vulneráveis

Os bancos do sul da Europa são os mais expostos a eventuais problemas com crédito malparado de empresas dos setores mais afetados pela crise provocada pelas medidas adotadas na gestão da pandemia.

O alerta é da Moody’s que espera que “a maioria dos novos empréstimos problemáticos surja nos setores mais afetados pela pandemia e entre as PME (pequenas e médias empresas)”.

“Os bancos do sul da Europa estão mais expostos do que os do norte da Europa a setores sensíveis a pandemias. A sua parcela de empréstimos ao consumidor e de empréstimos a PME também está acima da média europeia”, refere a agência de notação financeira numa análise com as perspetivas para a banca europeia, publicado esta segunda-feira.

Destaca que “o risco de solvência continua alto nos setores mais afetados pela crise, como o turismo, onde os bancos na Grécia e em Chipre têm exposições particularmente altas”.

Frisa que, “entre as empresas, as PME são as mais vulneráveis, uma vez que foram mais gravemente afetadas pelos confinamentos impostos pelo governo em todos os países”.

Aponta que “as vendas ativas de NPLs (crédito malparado) nesses países continuarão a ser um fator de compensação importante”.