//Multinacional suíça abre fábrica na Azambuja para produzir café encapsulado

Multinacional suíça abre fábrica na Azambuja para produzir café encapsulado

Para muitos pode ser uma ilustre desconhecida, mas os conhecedores sabem que a Mocoffee é o produtor de private labels mais antigo do mundo, que oferece aos seus clientes soluções de alta qualidade de mono doses (também conhecidas como cápsulas) de café.

A Mocoffee existe há três décadas, foi criada na Suíça e o seu core business é o mercado B2B (Business to Business, ou seja, empresas que vendem produtos a outras empresas). Até 2020 as linhas de produção da Mocoffee localizavam-se em Itália, Indonésia e Austrália de onde a empresa exporta o seu café para 17 países, mas no ano passado a marca decidiu investir em Portugal, abrindo uma fábrica na Azambuja.

De acordo com a Mocoffee esta nova unidade “é a primeira do país desenhada para produzir speciality coffee e high grade coffee em mono dose”. O CEO da Mocoffee, Ricardo Flores, é português e explica que a decisão de abrir a nova unidade no seu país de origem foi porque essa era “mesmo a melhor solução”. “Existem muitos bons recursos em Portugal e queríamos fazer uma coisa diferente. O edifício foi comprado no final de 2019 e em março chegou a pandemia”, recorda.

Com os confinamentos e as limitações que a covid-19 impôs, toda a operação ficou atrasada. No entanto, os clientes foram crescendo, para o espanto de Ricardo Flores. “Quando começámos a montar a fábrica achámos que 98% da produção seria para exportação.

Acreditávamos que este era um tipo de produto difícil para o mercado português e, sinceramente, nunca pensámos que este seria um mercado apelativo para nós”, confessou. “Mas tivemos de repensar rapidamente o nosso percentual de produto para Portugal”, revelou, explicando que neste momento a fábrica está parada, à espera de mais equipamentos para poder dar vazão à quantidade de pedidos que surgiram e que se somam aos dos clientes mais antigos.

A fábrica portuguesa