//Norte-americana Domo abre escritório em Lisboa 

Norte-americana Domo abre escritório em Lisboa 

A data ainda não está fechada, mas a decisão está tomada. A fabricante de software Domo tem em curso planos de expansão na Península Ibérica e vai abrir um escritório na capital portuguesa. A ideia é ter uma equipa dedicada e de proximidade das empresas servidas em Portugal por esta empresa de origem norte-americana, como a EDP ou a CGI. Antes de Lisboa, a Domo abrirá reforçará a presença no mercado espanhol, com dois novos escritórios nas cidades de Madrid e Barcelona.

Ao Dinheiro Vivo, Amir Jamal-Hanjani, regional director na Domo Iberia, explica que a expansão em Portugal e Espanha “é motivada por múltiplas razões”. O gestor elenca “um elevado grau de maturidade e digitalização” nos dois países, realçando que será um “passo natural” as companhias desta região assumirem um “compromisso com as soluções de business intelligence“, a área de especialização da Domo. Nesse sentido, outra razão que justifica a aposta da Domo são os instrumentos financeiros lançados em Portugal e Espanha para aprofundar a digitalização do tecido empresarial.
“Por exemplo, no caso de Espanha, foi lançado um kit digital, dotado de três mil milhões de euros, que permitirá às pequenas e médias empresas investir na digitalização de serviços.

No caso de Portugal, para além do investimento na digitalização, o governo está também a investir fortemente em colaboração com Espanha na conectividade 5G, na criação de centros de dados e no empreendedorismo digital. Ambas as etapas progressivas terão a inteligência e análise de dados no centro do sucesso e é aqui que a Domo pode ajudar”, argumenta o gestor.

Amir Jamal-Hanjani apresenta a Domo como uma fornecedora de plataformas de business intelligence, onde é possível integrar dados e informação de diferentes fontes do negócio “numa única solução, para facilitar a análise e a tomada de decisões”. O benefício, salienta, é poder integrar todo o tipo de dados em tempo real e “usá-los em diferentes aplicações, automatizar o fluxo de dados e partilhá-los com clientes, parceiros e outros agentes”, permitindo “reduzir custos” e “otimizar recursos” da empresa.

Portugal no plano ibérico: proximidade é o foco

O responsável pela operação da Domo na Península Ibérica não revela os valores envolvidos nos planos de expansão da empresa nesta região. Quando questionado sobre a contratação de profissionais, indica que foi definido para a estrutura ibérica o “reforço da equipa de vendas, soluções e assessores técnicos, por um lado, e técnicos de apoio pós-venda”.