Partilhareste artigo
A rede 5G da NOS é a mais rápida em Portugal, concluiu a Ookla depois de analisar 68 776 testes às redes móveis portuguesas entre julho e dezembro de 2022. A consultora norte-americana, que se dedica a avaliar o estado das redes das telecom, já tinha feito esta distinção na primeira metade do último ano, mas, agora, o prémio terá outro gosto para a empresa portuguesa uma vez que foi entregue no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na terça-feira.
De acordo com a Ookla, que tem sede em Seattle, nos EUA, a rede 5G da NOS registou um score geral de 310.76 megabits por segundo (Mbps), enquanto a Meo obteve 204,78 Mbps e a Vodafone assegurava 130,91 Mbps. A rede 5G da NOS registava uma velocidade de download mediana de 371,65 Mbps e a mediana de upload era 32,50 Mbps, além da mediana da latência (tempo de resposta da rede) ter sido de 18 milissegundos.
O prémio foi entregue à diretora de mobile engeneering network da NOS, Judite Reis, no stand da Ookla no MWC.
Como chegou a consultora a esta conclusão? Reunindo informação sobre os resultados dos testes feitos pelos clientes dos operadores à velocidade das redes na plataforma Speedtes by Ookla. Os mais de 68 mil testes incidiram também sobre 20 536 telemóveis 5G, sendo que 24 216 dos testes incidiram sobre a rede da NOS, 25 507 estavam relacionados com a rede da Vodafone e 19 053 foram feitos à rede da Meo.
Subscrever newsletter
O operador com o 5G mais veloz é determinado através de um score calculado através da velocidade de download e upload de cada telecom. Segundo a consultora, a 80% da pontuação final da velocidade é atribuída a velocidade de download e os outros 20% referem-se à velocidade de upload.
Deixe um comentário