//Notícias de inovação incidem nos setores de serviços tecnológicos, saúde, banca e energia

Notícias de inovação incidem nos setores de serviços tecnológicos, saúde, banca e energia

Quais são as áreas que os órgãos de comunicação social mais noticiam quando se trata do setor da inovação português? Esta foi uma das perguntas que o estudo “Inovação nos Media Portugueses 2021 – Um retrato dos setores económicos mais mediáticos para empresas e startups” quis responder.

A resposta: serviços tecnológicos, saúde, banca e energia, revela o documento que foi elaborado pela consultora Beta-i e pela empresa de media intelligence Carma.

O relatório, o primeiro levantamento com esta abordagem em Portugal, segundo as entidades promotoras explicam em comunicado, apresenta ainda a conclusão sobre a questão qual destas áreas estão mais associadas à comunicação da inovação em empresas, e quais às startups?

O estudo explica que, de uma forma geral, as notícias da área de inovação incidem nas startups, em quase todas as indústrias, com exceção dos setores automóvel, agroalimentar e comunicação & media. O relatório apresenta os assuntos que mais se destacaram em 2021, na comunicação social portuguesa. Foram eles a Web Summit (vertente startups) e o 5G (vertente corporativa), “com base nas notícias com maior alcance e no protagonismo de empresas estabelecidas startups na narrativa apresentada aos media“, esclarece o documento.

Quanto aos setores económicos mais noticiados em Portugal, os serviços tecnológicos (IT e Software) lideram, com 17%, seguidos da Saúde, com 13% e da Energia (12%).

A análise

Para levar a cabo o estudo, foram analisados artigos publicados ao longo de 2021, em mais de 30 dos principais meios de comunicação online (e impressos, com versão online) que escrevem sobre inovação.