//Novo Banco com prejuízos de 179 milhões de euros até março

Novo Banco com prejuízos de 179 milhões de euros até março

O Novo Banco agravou os prejuízos no primeiro trimestre de 2020. O banco liderado por António Ramalho apresentou perdas de 179,1 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, segundo a apresentação de resultados comunicada esta sexta-feira junto da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Este desempenho compara com os 93,1 milhões de euros de resultado negativo verificados no mesmo período de 2019.

As perdas de 93,6 milhões de euros em resultados de operações financeiras foram a principal causa para o agravamento dos prejuízos do Novo Banco. A instituição fala no “reflexo das perdas decorrentes da atividade recorrente”, no valor de 79,6 milhões de euros, “impactadas pelos efeitos da pandemia Covid-19 e da resultante volatilidade nos mercados financeiros e de capitais no primeiro trimestre de 2020”.

Antevendo eventuais perdas com o novo coronavírus, a instituição reforçou as provisões para riscos de crédito em 69,7 milhões de euros, que passaram para 141,7 milhões de euros. Devido a esta situação, o montante reservado pelo banco para suportar imparidades foi de 151,5 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 0,3% do que em igual período de 2019.

Para os próximos trimestres, por causa do novo coronavírus, o Novo Banco espera que “o nível de provisionamento se mantenha elevado”. Será necessário registar “prejuízos em operações de cobertura de dívida pública”, no valor de 58,6 milhões de euros, “em resultado da estratégia de geração de margem financeira”; e também proceder à “desvalorização da carteira de obrigações mensurada ao valor de mercado, com os ganhos não realizados a diminuírem 61 milhões de euros”.

Voltando ao desempenho do primeiro trimestre, o resultado operacional do Novo Banco caiu de 95,1 milhões para 600 mil euros, muito por culpa da diminuição de 46% do produto bancário (receitas recebidas) para 116,4 milhões de euros, enquanto os custos operativos caíram apenas 3,7%, para 115,8 milhões de euros.

No primeiro trimestre de 2020, saíram 15 trabalhadores do Novo Banco, passando a equipa da instituição a contar com 4854 membros. Foi fechado um balcão nos primeiros três meses deste ano.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h39 com mais informação)

Ver fonte