//Novo Banco oficializa Mark Bourke como CEO após luz verde do BCE

Novo Banco oficializa Mark Bourke como CEO após luz verde do BCE

Os nomes já tinham sido avançados em maio, mas só esta sexta-feira o Novo Banco oficializou o novo conselho de administração executivo para o mandato 2022-2025, após luz verde dos supervisores da banca. Mark Bourke assume definitivamente a liderança do banco, substituindo António Ramalho. Há ainda mais duas novas caras na gestão do banco, face à administração do anterior CEO.

Num comunicado, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco confirma, no seguimento “das autorizações das entidades reguladoras competentes (fit and proper)”, não só Bourke como presidente executivo, como identifica Leigh Bartlett como novo administrador financeiro e Rui Fontes como novo chief credit officer (CCO).

Transitam da liderança de Ramalho para a nova comissão Luís RIbeiro, enquanto chief commercial officer retail, Andrés Baltar, como chief commercial officer corporate, Luísa Soares da Silva, como chief legal compliance officer. Carlos Brandão é o novo chief risk officer, substituindo Rui Fortes nessa função.

A composição da nova direção do Novo Banco tinha sido comunicado em maia, com a instituição a apontar que a nova gestão iria assumir funções em agosto. Faltava apenas a aprovação do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu, conhecida esta sexta-feira.

Ver fonte