//Novo Banco: PS cita ata sobre “sérias dúvidas” que Duarte Neves teve acerca da ESFG

Novo Banco: PS cita ata sobre “sérias dúvidas” que Duarte Neves teve acerca da ESFG

O deputado do PS João Paulo Correia citou esta sexta-feira uma ata de uma reunião com o BES em que o antigo vice-governador do Banco de Portugal Pedro Duarte Neves “levantou sérias dúvidas” acerca da capacidade financeira da ESFG.

“O doutor Pedro Duarte Neves, nessa reunião, levantou sérias dúvidas – está na ata da reunião – quanto à capacidade da Espírito Santo Financial Group [ESFG] em dar cumprimento às determinações do Banco de Portugal [BdP]”, disse hoje João Paulo Correia na comissão de inquérito sobre as perdas no Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Segundo o deputado socialista, “quem lê esta ata percebe que a confiança mínima que podia haver entre o supervisor e o Espírito Santo Financial Group e o BES tinha chegado ao fim da linha”, disse acerca da reunião tida em 13 de janeiro de 2014.

“Se até aqui não tinha sido possível uma ação enérgica do Banco de Portugal, pelo menos aqui tinha que haver, porque as suas declarações são taxativas”, considerou.

Pedro Duarte Neves concordou que a sua declaração foi “muito forte” e “um elemento muito forte de persuasão”, não tendo a reunião “paralelo com outras reuniões que tenha havido”.

“Aquilo que estava em causa era o Banco de Portugal fazer que o processo do ‘ring-fence’ [separação da área financeira da não financeira] acontecesse em termos efetivos”, acrescentou, sendo que se não acontecesse haveria “dúvidas sobre essa gestão sã e prudente” na ESFG.