//Novo Banco vende carteira de malparado à Burlington no valor de 216 milhões de euros

Novo Banco vende carteira de malparado à Burlington no valor de 216 milhões de euros

“O Novo Banco informa que, após conclusão de um processo de venda competitivo, o Novo Banco celebrou com a Burlington Loan Management DAC, uma sociedade afiliada e aconselhada pela Davidson Kempner European Partners LLP, um contrato de compra e venda de uma carteira de créditos não produtivos (‘non-performing loans’) e ativos relacionados com um valor nominal de 216,3 milhões de euros, a dezembro de 2020”, indicou hoje a instituição financeira.

De acordo com o que o banco avançou, esta operação deverá ter um impacto direto nos resultados e capital da instituição no decorrer deste ano.

As carteiras de crédito malparado Cárter e Wilkinson fazem parte do conjunto de créditos que não estavam garantidos pelo mecanismo de capital contingente (CCA) do projecto Nata 3, suspenso em setembro por imposição do Fundo de Resolução e pelo Ministério das Finanças por considerarem que o risco do mercado era demasiado alto e poderia promover mais perdas para o Fundo de Resolução.

Mesmo sem os ativos protegidos, o Novo Banco optou por avançar, alcançando resultados positivos que contribuirão para o objetivo de reduzir sustentadamente o rácio de NPL para se adequar aos parâmetros do mercado.

“Esta transação representa mais um marco relevante no processo de desenvolvimento de ativos não produtivos, permitindo ao Novo Banco prosseguir a sua estratégia de foco no negócio bancário doméstico”, frisa a instituição financeira, em comunicado.