Partilhareste artigo
“O Novo Banco informa que, após conclusão de um processo de venda competitivo, o Novo Banco celebrou com a Burlington Loan Management DAC, uma sociedade afiliada e aconselhada pela Davidson Kempner European Partners LLP, um contrato de compra e venda de uma carteira de créditos não produtivos (‘non-performing loans’) e ativos relacionados com um valor nominal de 216,3 milhões de euros, a dezembro de 2020”, indicou hoje a instituição financeira.
De acordo com o que o banco avançou, esta operação deverá ter um impacto direto nos resultados e capital da instituição no decorrer deste ano.
As carteiras de crédito malparado Cárter e Wilkinson fazem parte do conjunto de créditos que não estavam garantidos pelo mecanismo de capital contingente (CCA) do projecto Nata 3, suspenso em setembro por imposição do Fundo de Resolução e pelo Ministério das Finanças por considerarem que o risco do mercado era demasiado alto e poderia promover mais perdas para o Fundo de Resolução.
Mesmo sem os ativos protegidos, o Novo Banco optou por avançar, alcançando resultados positivos que contribuirão para o objetivo de reduzir sustentadamente o rácio de NPL para se adequar aos parâmetros do mercado.
Subscrever newsletter
“Esta transação representa mais um marco relevante no processo de desenvolvimento de ativos não produtivos, permitindo ao Novo Banco prosseguir a sua estratégia de foco no negócio bancário doméstico”, frisa a instituição financeira, em comunicado.

Leia também:
Moody’s dá como certa a recapitalização do Novo Banco
Notícia atualizada com mais informação
Deixe um comentário