Partilhareste artigo
Depois da noite de abertura que se realizou segunda-feira, esta terça-feira foi o primeiro dia completo de Web Summit em Lisboa. A organização confirma que vão participar, ao longo dos quatro dias de evento, 70 236 pessoas de 153 países, menos do que os 71 mil registados em 2022.
Relacionados
Apesar de contar com cerca de menos 800 participantes do que na edição anterior, o recinto da cimeira tecnológica tem tido, ao longo do dia, uma grande afluência de espectadores. “Ao longo da última década, à medida que a Web Summit cresceu, juntámos dezenas de milhares de pessoas que usaram esta semana em Lisboa como trampolim para fazer coisas notáveis – lançar empresas, encontrar investidores, revelar projetos, avançar numa visão do mundo que vale a pena debater”, afirmou a nova CEO, Katherine Maher, durante a noite de abertura.
Segundo a Associação de Hotelaria de Portugal, estima que a taxa de ocupação dos hotéis da Grande Lisboa se situe em torno dos 85% entre os dias 13 e 16 de novembro. A entidade espera ainda que o preço médio por quarto seja superior ao registado em 2022, que se fixou em 210 euros na cidade de Lisboa e 198 euros na área metropolitana.
Porém, é notória a ausência de muitos parceiros da Web Summit: os pavilhões têm vários espaços vazios, que deveriam estar ocupados por stands de empresas, e mais espaço do que o habitual entre os diferentes expositores. Recorde-se que multinacionais como a Google, a IBM, a Siemens, a Meta ou a Amazon voltaram atrás na decisão de participarem nesta edição do certame depois das declarações de Paddy Cosgrave, ex-CEO do evento, sobre o conflito no Médio Oriente.
Este ano, o espaço da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, conta com um total de 321 parceiros expositores, bem como 32 delegações de várias nações do mundo.
Subscrever newsletter
Elevada participação no feminino
Segundo o estudo Women in Tech, da McKinsey & Company, a representação de mulheres em empresas tecnológicas corresponde a cerca de 37%, ainda que os números tenham vindo a aumentar nos últimos anos. Nesta edição da Web Summit, a organização confirma que 43% dos participantes são mulheres, assim como cerca de 38% dos oradores confirmados.
Já no que respeita às startups, cerca de um terço das mais de 2600 que marcam presença este ano são fundadas por empreendedoras, lê-se em nota enviada às redações. Este é o maior número de sempre de startups no evento tecnológico, com origem em 93 países e que representam cerca de 30 indústrias.
Estes empreendedores têm a oportunidade de contactar com os mais de 900 investidores de 52 países – a organização confirma que serão realizadas 1180 reuniões entre investidores e startups.
A Web Summit realiza-se até quinta-feira, dia 16.
Deixe um comentário