//Óleo alimentar vira detergente ecológico

Óleo alimentar vira detergente ecológico

Depois de submetidos a vários processos físicos e químicos cujas fórmulas são a alma do negócio, os óleos alimentares usados em restaurantes, ou em casa, transfiguram-se para uma nova vida e passam a detergentes de limpeza, para uso doméstico ou industrial, desde a lavagem de roupa, louça, chão, vidros… A descoberta da tecnologia que viabiliza a transformação de um produto noutro coube à EcoXperience – ou apenas Ecox, para os amigos.

A EcoXperience foi criada em 2016, era então uma startup alojada na Universidade de Coimbra. O êxito e a necessidade de crescimento conjugaram-se e a unidade acabou por ser integrada no grupo MSTN , do qual faz também parte a Mistolin, empresa fundada em 1992, em Vagos, ligada à produção de soluções de higiene e bem-estar.

Os óleos alimentares são recolhidos, transformados, reciclados e valorizados até chegarem a detergentes, e são então colocados no mercado com o apoio de vários parceiros, incluindo a Mistolin, explica César Henriques, sócio fundador da Ecox.

A matéria prima é recolhida em cerca de 150 restaurantes e noutros 150 pontos diversificados, que envolvem parceiros da atividade, câmaras municipais, escolas e particulares. O gestor conta que até há acordos com restaurantes onde, em troca dos óleos usados, recebem os detergentes de limpeza, com um desconto, calculado em função da dimensão e quantidade dispensada.

Poupar o planeta
“Somos a única empresa no mundo a transformar óleos alimentares usados em detergentes ecológicos, ou seja, criamos um produto novo sem extrairmos recursos do planeta, usamos um resíduo para obter um detergente altamente biodegradável”, destaca César Henriques, para assinalar o que distingue os seus artigos da concorrência, “além de serem tão ou mais eficazes que os que estão no mercado”.

Neste momento, o capital da EcoXperience está repartido por César Henriques e mais três sócios que também estiveram na origem da empresa, além do grupo MSTN. Dão emprego a cinco pessoas a tempo inteiro.