//Operadoras ainda com 10% a 30% dos serviços afetados por Leslie em baixo

Operadoras ainda com 10% a 30% dos serviços afetados por Leslie em baixo

Três dias depois da passagem da tempestade Leslie por Portugal os operadores de telecomunicações têm ainda em baixo entre 10% a 30% dos serviços afetados. Altice Portugal admite ter ainda 20 mil clientes afetados e garante que ter 90% da rede resposta até quarta-feira e a totalidade até ao fim-de-semana.

A Altice Portugal, a dona do Meo, ainda tem 30% das ligações de rede fixa afetadas pelo mau tempo em baixo. ” Neste momento, são cerca de 20 mil, os clientes afetados envolvendo comunicações de voz fixa, internet e TV”, informa a operadora num ponto de situação feito esta terça-feira. Na segunda-feira, dos 70 mil clientes do Meo que viram os seus serviços afetados pela tempestade, faltavam ainda resolver a situação para 39 mil.

A tempestade afetou 200 sites móveis, tendo a companhia já recuperado a totalidade das telecomunicações móveis nos concelhos atingidos. Cerca de 70% das ligações de rede fixa foram igualmente já repostas. “As zonas mais afetadas continuam a ser Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. As falhas na distribuição de energia, bem como a reconstrução da infraestrutura e os trabalhos de limpeza dos terrenos afetados, ainda não permitem e têm influenciado a reposição total dos serviços”, refere a operadora dona do Meo.

“A Altice Portugal prevê, neste momento, a reposição de 90% da rede ativa até ao final do dia desta quarta-feira. Já no que diz respeito à reposição dos serviços de comunicações, a previsão aponta para 100% dos serviços fixos repostos até ao fim de semana”, garante a empresa. “O mais de meio milhar de técnicos especializados, mobilizados desde a prevenção da tempestade, vão manter-se no terreno até que todas as religações estejam concluídas.”

NOS e Vodafone com 90% da rede reposta

NOS e Vodafone admitem que 90% da rede afetada pela tempestade já está recuperada. “As antenas fora de serviço dependem da reposição de energia elétrica, um serviço prestado por terceiros”, refere fonte oficial da Vodafone, sem adiantar quais as zonas onde o problema ainda se mantém.

No pico da tempestade, na madrugada de domingo, a operadora liderada por Mário Vaz chegou a ter mais de 300 antenas fora de serviço devido a falhas de energia, bem como cortes de fibra ótica, por causa da queda de árvores, mas que foram repostos. Os problemas incidiram sobretudo nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

“A NOS indica que à data de hoje a recuperação da rede está muito próximos dos 90%”, diz fonte oficial da operadora. Os 10%, sobretudo da rede móvel, que ainda não foram repostos incidem no distrito de Coimbra, esclarece a operadora.

Ver fonte