O Cluster de Turismo da Galiza, entidade que aglutina 95% das empresas galegas do setor, está focado em incrementar o número de visitantes portugueses que, no ano passado, atingiu os 420 mil e valeu 4% das estadias. Cesáreo Pardal, presidente do cluster, quer que os portugueses descubram a Galiza, que não é apenas as Rías Baixas, disse ao Dinheiro Vivo.
A Galiza “tem uma zona interior muito atrativa”, afirmou, apontando os exemplos da Ribeira Sacra e Lugo, mas também da Costa da Morte (Finisterra), como locais de forte potencial turístico. Em simultâneo, o responsável recordou que o Xacobeo (Ano Santo de Santiago) é já em 2021 e que os caminhos portugueses têm registado um grande incremento, que é preciso manter.
O Caminho Português é a segunda rota mais procurada para chegar a Santiago de Compostela e o Caminho Português da Costa ocupa o 7º lugar. No ano passado, mais de 66 mil peregrinos optaram por estes percursos.
Mimar o Porto
Uma representação do Cluster de Turismo da Galiza esteve esta semana no Porto a promover o destino. Meia centena de operadores turísticos galegos marcou presença na Invicta para apresentarem a uma centena de congéneres portuguesas as suas ofertas. Como referiu Cesáreo Pardal “queremos mimar Portugal” e, por isso, “viemos ao Porto e no primeiro semestre de 2019 iremos promover um evento semelhante em Lisboa”.
O presidente do cluster quer aumentar a demanda de turistas portugueses, mas quer também atraí-los para estadias de curta duração (fim de semana) fora da época alta do verão. Atualmente, um turista gasta em média 62 euros por dia na Galiza, quando a média em Espanha é de 110 euros/dia.
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