O ano passado o número de subscritores de ofertas de telecomunicações em pacote atingiu 3,88 milhões, mais 145 mil ou 3,9% do que no final de 2017, com o principal contributo das ofertas 4 e 5P, anunciou a Anacom. A fatura média dos clientes residenciais com uma oferta em pacote aumentou 1,2%, para 52,86 euros (com IVA).
Apesar da subida ocorrida o ano passado, o crescimento do número se subscritores com ofertas em pacote tem vindo a desacelerar. Um abrandamento que se deve em parte à elevada penetração de serviços em pacote. No final do ano passado, o número de assinantes de ofertas em pacote equivalia a 93,7% das famílias, informa o regulador.
O crescimento ocorrido em 2018 foi sobretudo impulsionado pelo aumento da subscrição de ofertas 4 e 5 P, mais 7,3% no último ano, seguido das ofertas 3P (+5.1%). Já as ofertas 2P recuaram 10,6% o ano passado.
As ofertas 4/5P continuam a ser as mais usadas, representando 46,3% do total de subscritores, ou seja, 1,8 milhões, seguido das ofertas 3P (41,7%), com 1,62 milhões. “De acordo com os dados do BTC da Marktest, 48,6% dos lares dispunham de um pacote convergente. Em 2018 verificou-se o menor crescimento da penetração de pacotes convergentes dos últimos 5 anos”, destaca a Anacom.
Fatura sobe o ano passado
“Em 2018, a fatura média mensal dos clientes residências com ofertas em pacote foi de 52,86 euros, incluindo IVA, o que representou um aumento de 1,2% face ao ano anterior”, informa o regulador, tendo as receitas de serviços em pacote atingido cerca de 1.582 milhões de euros.
As ofertas 4/5P representavam 60,3% das receitas de pacotes. Meo e NOS têm uma quota idêntica em termos de receitas (41,8%), mas Meo tem maior quota em número de subscritores (40,6%) – subiu 0,5 pontos percentuais (pp) e a maior subida líquida (76 mil subscritores) – a NOS tem uma quota de 38% ao nível de clientes, um recuo de 0,7 pp.
A nível de receitas a Vodafone tem uma quota de 12,9%, tendo ao nível de subscritores uma fatia de 17,8%, mais 0,9 pp, a maior subida.
Mudança de prestador abaixo da média europeia
De acordo com os últimos dados divulgados pela Comissão Europeia, relativos a 2017, a mudança de prestador dos clientes com serviços em pacote em Portugal encontrava-se abaixo da média da UE28 (14.º no ranking).
“De acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, a percentagem de clientes de serviços em pacote que manifestaram intenção de mudar de prestador nos próximos 3 meses foi de 7,6% no quarto trimestre 2018, mais 2,1 p.p. que no trimestre homólogo”, destaca a Anacom.
“Os motivos «preço mais barato/preços mais baixos» e «único operador na zona / é o que funciona melhor na zona» continuavam a ser os dois principais motivos de seleção do prestador de pacotes de serviços (22,9% e 7,4%, respetivamente)”.
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