//Pepsi compra empresa que dá gás às bebidas por 3 mil milhões de euros

Pepsi compra empresa que dá gás às bebidas por 3 mil milhões de euros

A máquina que dá gás às bebidas tem novo dono. O grupo Pepsi comprou a empresa israelita SodaStream por 3,2 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) e reforça a aposta do grupo norte-americano em produtos mais saudáveis. Esta é a primeira compra de Ramon Laguarta como líder do grupo Pepsi.

“A SodaStream é altamente complementar e incremental para o nosso negócio, acrescentando valor ao nosso crescimento no segmento de água e acelerando a nossa capacidade para oferecer soluções personalidades para consumo de bebidas em casa em todo o mundo”, refere Ramon Laguarta esta segunda-feira em declarações citadas pelo Financial Times.

A operação deverá ficar concluída até janeiro de 2019, após a aprovação dos acionistas da SodaStream, que deverão receber, da Pepsi, 144 dólares por ação. Isto corresponde a um prémio de 32% sobre o preço médio dos últimos 30 dias dos títulos da empresa israelita.

Fundada em 1903, a empresa israelita é a líder em água com gás a nível mundial graças a um sistema que permite transformar água da torneira em água com gás em segundos. É uma alternativa às bebidas compradas no supermercado, porque a água com gás saída das máquinas da SodaStream pode ter os mais variados sabores, mas com menos açúcar.

As marcas mundiais de bebidas estão cada vez mais preocupadas com a quantidade de açúcar nos seus produtos, não só por uma questão de saúde mas também por causa dos impostos. Portugal juntou-se no início de 2017 ao grupo de países que recorrem à via fiscal para procurar alterar os hábitos dos consumidores e incentivar a indústria a reduzir a oferta de produtos menos saudáveis.

Este negócio foi anunciado poucos dias depois de o grupo Coca-Cola, maior rival da Pepsi, ter anunciado a compra de uma posição minoritária na BodyArmor, empresa de bebida desportiva apoiada pelo basquetebolista Kobe Bryant.

Ver fonte