A empresa mineira Dominion Diamond Mines e o grupo Rio Tinto acabam de descobrir o maior diamante alguma vez encontrado na América do Norte. A gema amarela pesa 552 quilates e saiu da mina de Diavik, no norte do Canadá. É três vezes maior que a maior pedra encontrada no Canadá. A mina de Diavik produz diamantes de alta qualidade, mas não é habitual encontrar-se gemas de grande dimensão.
Segundo Shane Durgin, presidente executivo da Dominion, o diamante tem a qualidade de uma gema, o que significa que é adequado para joias. O responsável adiantou que se pode “rotulá-lo como luxo amarelo, mas “é muito difícil fazer uma estimativa aproximada” do seu valor. Como salientou, “tudo depende do corte e do resultado final da pedra”.
Esta descoberta é a sétima maior deste século, segundo cálculos da Bloomberg, e estará entre as 30 maiores pedras encontradas no mundo. O maior diamante encontrado foi o Cullinan, com 3.106 quilates, em Pretória, na África do Sul, em 1905. A pedra foi cortada em várias gemas, a maior delas é a Grande Estrela da África que integra as joias da Coroa Britânica.
A descoberta chega em boa hora para a Dominion. Desde que o bilionário Dennis Washington comprou a empresa por 1,2 mil milhões de dólares, a administração tem estado em constante mutação e pelo menos cinco executivos de alto nível já foram embora.
Deixe um comentário