Partilhareste artigo
O grupo petrolífero norte-americano ExxonMobil vai adquirir a Pioneer Natural Resources, grande produtor de petróleo de xisto e gás por 59,5 mil milhões de dólares, anunciaram hoje as duas empresas em comunicado conjunto.
O montante é equivalente a cerca de 56,1 mil milhões de euros e a operação deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.
Trata-se da mais importante aquisição do grupo ExxonMobil desde a mega fusão da Exxon com a Mobil em 1999.
A ExxonMobil vai pagar inteiramente em ações no valor de 59,5 mil milhões de dólares e a transação global, dívida incluída, está avaliada em cerca de 64,5 mil milhões de dólares, indicaram as empresas.
Em 2022, a ExxonMobil obteve um lucro líquido recorde de 55,7 mil milhões de dólares graças a um forte aumento dos preços do petróleo e gás com a recuperação da procura e o enfraquecimento da oferta russa.
Subscrever newsletter
A Pioneer Natural Resources, que tem sede em Dallas (Texas), foi fundada em 1997 e emprega mais de 2.000 pessoas, de acordo com informações publicadas no seu ‘site’ e citadas pela AFP.
No ano passado, a empresa alcançou um lucro líquido de 7,8 mil milhões de dólares e teve um volume de negócios de 24,29 mil milhões de dólares.
Deixe um comentário