//P&G. “Estamos a trabalhar nos champôs sólidos e iremos lançá-los quando estivermos convencidos do desempenho”

P&G. “Estamos a trabalhar nos champôs sólidos e iremos lançá-los quando estivermos convencidos do desempenho”

Pantene, Head & Shoulders ou Herbal Essences são alguns dos shampôs e condicionadores da Procter & Gamble (P&G) que vão até março chegar ao mercado nacional numa garrafa de alumínio e com capacidade para reenchimento. Uma solução que o gigante mundial acredita que só na Europa vai reduzir em 300 milhões o número de garrafas de plástico nos lares.

A solução é uma das apostas feitas pela P&G no âmbito da sustentabilidade do planeta, um “esforço de equipa”, defende Artur Litarowicz, vice-presidente sénior e diretor-geral da área de cuidados de cabelo da P&G Europa, em entrevista ao Dinheiro Vivo. Avançar com oferta de shampôs sólidos está a ser estudada pela companhia.

A P&G vai começar a vender champôs e condicionadores em latas de alumínio que permitem o reenchimento, reduzindo com isso o volume de entrada de plástico no ambiente. Porquê alumínio e não outro material?

O anúncio que fizemos vai muito para além disso. Estamos a antecipar os nossos compromissos de 2030 para 2021, portanto, em nove anos: em 2021 queremos que todos os nossos champôs e condicionadores tenham embalagens completamente recicláveis em todos os países onde isso seja possível; outro ponto é a redução até 50% do uso de plástico virgem nas nossas embalagens, comparando com 2016, ano onde começamos esta jornada. É um movimento importante se pensar que alcançamos 300 milhões de lares em toda a Europa, significa que, com esta medida, podemos reduzir o equivalente a 300 milhões de embalagens de plástico por ano. É uma intervenção com dimensão. Estamos com isto a lançar o Good Refill System (sistema de reenchimento), que consiste em vários elementos: primeiro trazemos os produtos que os consumidores adoram – Head & Shoulders, Pantene ou Herbal Essences – para uma garrafa de alumínio e, em simultâneo, sacos de reenchimento. Vai permitir aos consumidores poupar até 60% de plástico, quando comparado com as garrafas tradicionais. Indo à sua pergunta, porquê alumínio, como imagina, quando está no banho quer uma embalagem que contenha o produto, mas que também seja seguro para usar; outro motivo é que queremos mesmo uma solução revolucionária. Estas garrafas vão permitir-nos oferecer ao consumidor até 20 vezes o reenchimento do produto, um ciclo de vida de cerca de quatro anos de uso do produto.