A Phenix Portugal, a aplicação para reduzir o desperdício, reforçou em janeiro a sua presença no Porto, aumentando de 15 para mais de 50 o número de lojas onde os consumidores podem comprar produtos com descontos que podem ir aos 50%. Lisboa e Cascais são as duas outras localidades onde a aplicação está disponível. No país, tem 100 parceiros e mais de 12 mil utilizadores.
A Masseira, o Chá das Cinco, as lojas do grupo BB Gourmet, as lojas do Grupo Celeste, o Lazy Breakfast Club, La Maison Du Chocolat Belge, a Say Cheese, o The Happy Nest, o NOSHI Coffee são algumas dos parceiros no Porto que estão a colocar com desconto o seu produto na aplicação. Algumas bancas do Mercado do Bolhão estão igualmente disponíveis, “ajudando também o comércio tradicional, não só a combater o desperdício, como a aliar-se às novas tecnologias, para prosperar, face à concorrência das lojas que já fazem uso das redes sociais e outros meios de comunicação impactantes”.
“Assim oferecemos uma dupla possibilidade a estes comerciantes isolados dentro de um mercado e, por vezes afastados desta nova realidade digital, a de: reduzirem o seu desperdício e darem-se a conhecer a um público mais amplo”, justifica a empresa de origem francesa.
Lisboa, Cascais e Porto são as cidades onde a aplicação está a operar desde outubro de 2019. No Porto está desde novembro, inicialmente com 15 parceiros, não só do retalho alimentar. Na Invicta dois dos parceiros são floristas.
A App gratuita está disponível para o sistema Android e iOS. Os comerciantes aderentes colocam os seus excedentes diários à venda, sob a forma de cabazes, com uma descrição do seu conteúdo. “Os descontos chegam geralmente aos 50%, permitindo ao utilizador salvar esses alimentos do desperdício, efetuando ainda uma poupança significativa”, refere a Phenix. Os pagamentos são feitos diretamente na aplicação, e os cabazes podem ser levantados nas lojas, dentro do horário proposto pelos comerciantes.
Os utilizadores podem, na sua área pessoal, perceber quanto dinheiro já pouparam com a aplicação e quantos quilogramas de CO2 evitaram que fossem emitidos para a atmosfera. E é recompensado por isso: ” 5% do valor de cada compra é devolvida ao utilizador, sem exceção, para ser usado em compras futuras”, informa a aplicação.
Contando já com mais de 12 600 utilizadores e cerca de 100 lojas parceiras, a aplicação está disponível em Lisboa, Cascais e Porto.
Desde 2016, altura em que entrou em Portugal, colaborando com várias entidades, entre as quais o Continente e o E.Leclerc nas doações às instituições, a Phenix ajudou a evitar o desperdício de cerca de 1 milhão de refeições, mais de 100 toneladas de produtos não alimentares, e a emissão de mais de 2 mil toneladas de Co2 para a atmosfera, segundo os dados divulgados pela empresa.
Deixe um comentário