O Ribeira Collection Hotel, unidade de quatro estrelas em Arcos de Valdevez, é o primeiro projeto da marca Piemonte, detida pelos empresários portuenses Rui Andrade de Matos e Marco Rodrigues Dias, e que foi criada para agregar estabelecimentos de quatro e cinco estrelas.
O hotel de charme, atualmente com 37 quartos, implicou um investimento de 2,5 milhões de euros, entre aquisição do imóvel e obras de modernização. Os empresários estão agora em negociações para alargar a rede. A expansão pode passar pela aquisição ou pela exploração de ativos hoteleiros, que possuam uma carga histórica e patrimonial.
“Estamos em conversações com vista à gestão de um hotel no Alentejo, na zona do Alqueva, e temos em curso negociações em Lisboa, Guimarães e Porto.” A concretização destes projetos está “dependente da especulação”, pois o “mercado está a pedir valores proibitivos”, sublinhou Marco Rodrigues Dias. “Há proprietários que querem uma renda igual à faturação anual”, revelou. “O objetivo é expandir a marca, mas de forma sustentável, o que obriga a ter cuidado enquanto estivermos nesta loucura.”
Enquanto isso, os dois empresários estudam a ampliação do centenário Ribeira Collection para 60 quartos, já que “um hotel precisa de ter no mínimo 40 quartos para ser rentável”, frisam. A expansão poderá ser feita através da aquisição de dois edifícios contíguos ou pela incorporação de mais um piso no atual imóvel. O Ribeira Collection, que iniciou a operação em maio do ano passado, “desde a primeira hora que é rentável”. Neste ano, que será o primeiro exercício completo, a unidade de charme deverá gerar receitas de um milhão de euros.
A Ocram, empresa gestora e proprietária do Ribeira Collection Hotel, integra ainda no seu portfólio dois hotéis de três estrelas. O Hotel Castrum Villae, em Castro Laboreiro (Parque Nacional da Peneda-Gerês), com 32 quartos, e o Hotel Carvalhais, em Santo Tirso, com 22 quartos. Os empresários vão reunir estes dois ativos numa marca pensada para unidades mais económicas, que está neste momento em processo de aprovação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A ideia é criar uma rede de hotéis de duas, três e quatro estrelas, embora menos distintiva do que a da cadeia Piemonte. A empresa emprega perto de 30 pessoas.
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