//Pleez. O algoritmo que aumenta as vendas dos restaurantes  

Pleez. O algoritmo que aumenta as vendas dos restaurantes  

A startup portuguesa Pleez, que disponibiliza aos restaurantes um software que permite aos clientes explorar o menu, fazer pedidos e pagar a partir do seu próprio telemóvel, junta agora à sua oferta um novo serviço.

Trata-se de “um algoritmo de menu que permite aos restaurantes aumentarem as vendas dos seus produtos em plataformas de delivery”, explica Afonso Pinheiro, cofundador da empresa, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

Já com a nova tecnologia implementada nos 300 restaurantes portugueses que constituem a sua carteira de clientes, a Pleez tem agora oportunidade para expandir o seu negócio. O algoritmo captou o interesse de vários players, resultando numa ronda de financiamento de 1,5 milhões de euros, liderada pelos fun- dos de investimento alemães FoodLabs e Shio Capital.

“O desenvolvimento do algoritmo é a prioridade”, afirma o responsável, relativamente à aplicação do capital agora obtido. Para além deste ponto, a startup pretende também criar um hub de talento e expandir o seu negócio a outros mercados.

“Neste momento, o nosso foco está em Portugal e Espanha”, observa Afonso Pinheiro, revelando que a Pleez ambiciona conquistar 10% do território ibérico, no espaço de 12 meses.

Numa primeira fase, o plano passa por expandir a equipa em Portugal e chegar aos 800 restaurantes nacionais. Seguidamente, fazer a abertura para o mercado espanhol e atingir um total de 1200 espaços. “O resto da Europa virá depois”, remata o responsável.