//Portugal ajuda a gerir camiões elétricos da dona da Mercedes

Portugal ajuda a gerir camiões elétricos da dona da Mercedes

É a partir de Portugal que é desenvolvida tecnologia para gerir os camiões elétricos da Daimler. Desde outubro de 2018 que a dona da Mercedes conta com o centro tb.lx, que utiliza dados para desenvolver soluções de eletrificação para veículos pesados. O trabalho nascido a partir de Lisboa tem convencido o grupo alemão, que vai contratar mais 20 elementos até ao final do ano.

“Desenvolvemos software para camiões e tornamo-los mais eficientes e sustentáveis, graças aos dados recolhidos por estes veículos”, assinala ao Dinheiro Vivo o líder da tb.lx, Christian Lessing.

Os gestores de frota dificilmente conseguem antecipar quanto irá custar o carregamento: o preço da eletricidade nos postos não é fixo, ao contrário do que acontece com os postos de abastecimento de combustível.

O próprio carregamento também tem de ser bem feito: ao contrário dos telemóveis, se tirarmos o cabo antes de a carga ficar completa, provocamos problemas à bateria, uma das componentes mais caras num veículo elétrico.

A tecnologia desenvolvida em Portugal é fundamental para os gestores de frota reduzirem custos e emissões. “Quando se fala na eletrificação de veículos, a gestão diária da energia é muito importante. Assim como precisamos de comida para nos alimentarmos, os veículos precisam de energia para as baterias. Por isso é tão importante conduzir os veículos com cuidado.”

Além dos dados dos camiões, as 50 pessoas que trabalham para a tb.lx desenvolvem soluções a partir das informações das empresas que gerem postos de carregamento, de mapas e também dos serviços de meteorologia.