//Pousadas da Juventude são cada vez mais procuradas por estrangeiros

Pousadas da Juventude são cada vez mais procuradas por estrangeiros

Nova unidade em Vila do Conde abre este ano a tempo das férias balneares. A rede portuguesa regista todos os anos mais de 500 mil dormidas e é cada vez mais procurada por turistas estrangeiros.

A rede de Pousadas da Juventude vai ser reforçada este ano com a abertura de uma unidade em Vila do Conde. A requalificação do Palácio de Melo, um investimento da ordem dos 900 mil euros, deverá estar concluída a tempo da época balnear, adiantou a autarquia vilacondense. O imóvel, classificado como de interesse público, vai juntar-se às 42 pousadas portuguesas geridas pela Movijovem. O Palácio de Melo terá uma capacidade de 66 camas, entre camaratas e quartos individuais, que se vão juntar às 3705 que somam as Pousadas da Juventude. O protocolo entre o município e a cooperativa de promoção da mobilidade juvenil será assinado durante o primeiro semestre deste ano.

A Movijovem tem outros projetos para alargar a rede de pousadas, embora estejam sempre dependentes dos municípios e da sua estratégia de investimento nesta área. Segundo Nuno Coelho Chaves, presidente da Movijovem, há também “a ambição de reabilitar e modernizar” unidades, de forma a reforçar o conforto dos hóspedes, “com infraestruturas modernas e o mais adequadas às necessidades e expectativas dos jovens”.

As Pousadas da Juventude registaram, no ano passado, 501.250 dormidas, um ligeiro crescimento face às 500.482 de 2018, impulsionado pela procura de hóspedes estrangeiros. Em 2019, ficaram alojados nestas unidades de alojamento quase 168 mil turistas internacionais, um aumento de 4,7% face a 2018, destacando-se os franceses, espanhóis, brasileiros, alemães e italianos. A estadia média é de 2,1 noites.

Aposta na promoção
Como sublinha Nuno Coelho Chaves, “os turistas estrangeiros representam cerca de um terço dos nossos hóspedes, sendo que temos notado um crescimento gradual dos utilizadores internacionais”. Na sua opinião, esse incremento deve-se à aposta da marca Pousadas da Juventude na internacionalização, na participação em eventos de promoção fora de portas e ao crescimento de Portugal enquanto destino turístico.

As Pousadas da Juventude, que faturaram 7,3 milhões de euros em 2019 (mais 5,8% que no ano precedente), estão focadas na oferta de estadias a preços acessíveis, com os valores a variar de acordo com o local e a época em causa, e nos jovens, embora estejam abertas a todos os turistas e de todas as idades. Segundo o presidente da Movijovem, há preços desde os 10 euros, com pequeno almoço incluído. Os turistas que optam pelas pousadas são normalmente pessoas entre os 18 e os 35 anos, mas regista-se também a hospedagem de grupos, que vêm de escolas e associações.

Segundo Nuno Coelho Chaves, os turistas escolhem uma Pousada da Juventude por duas razões: preço e localização. Com uma das maiores redes de alojamento no país, as pousadas têm como missão promover a mobilidade juvenil e simultaneamente o intercâmbio cultural entre os jovens.

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