A companhia aérea Qatar Airways vai ter voos diretos diários entre Lisboa e Doha (capital do Qatar) a partir de 24 de junho. A notícia foi relevada pela companhia aérea esta quarta-feira, 6 de março, na ITB Berlim – uma das maiores feiras de turismo do mundo, que se realiza em Berlim.
A transportadora aérea vai assim ligar as duas capitais uma vez por dia ao longo de toda a semana, num Boeing 787 – que tem uma capacidade entre os 240 lugares e os 330 lugares – de acordo com a imprensa especializada. “É uma ótima notícia, uma vez que abre uma ligação direta diária a partir do verão” para o Médio Oriente e Ásia, disse ao Dinheiro Vivo, Ana Mendes Godinho.
A secretária de Estado do Turismo está em Berlim, onde participou num fórum de investidores na área de turismo. Foi a primeira vez que Portugal esteve presente neste certame que reúne mais de dois mil investidores internacionais. Vários “manifestaram muito interesse em investir em Portugal. Alguns deles já a estudarem oportunidades, outros com vontade de identificar oportunidades de investimento”.
A governante aproveitou ainda para apresentar aos investidores o programa Revive, que visa dar uma segunda vida ao património cultural e histórico devoluto através da concessão dos imóveis a privados para desenvolvimento de projetos turísticos. Foram selecionados, no âmbito desta iniciativa, 33 imóveis, dos quais sete já foram concessionados a privados. Há ainda vários concursos abertos para vários imóveis. Ana Mendes Godinho, em janeiro, indicou que o governo já recebeu contactos de cerca de 440 interessados nos vários imóveis, dos quais 100 são estrangeiros.
“Aproveitámos para apresentar o Revive, como uma oportunidade de investimento em Portugal. E já temos garantido que a reunião do board da Hospitality Asset Managment Association [entidade que organiza eventos bianuais para o setor hoteleiro] vai reunir em setembro, no Porto, levando 50 investidores”, disse.
A secretária de Estado marcou também presença na ITB – feira do setor do turismo que está a decorrer na capital da Alemanha. Neste certame estão mais de 90 empresas nacionais. “Temos os dados de janeiro para o mercado alemão. Os passageiros desembarcados da Alemanha para Portugal em janeiro cresceram 7% – o que é um bom indicador”. A Alemanha é o segundo principal mercado de turistas ao nível das dormidas e o quarto em termos de receitas. Em 2018, a hotelaria nacional recebeu 1,2 milhões de hóspedes germânicos, o que representou mais de 5,4 milhões de dormidas.
Portugal recebeu esta quarta-feira o prémio ITB Earth Award, durante a ITB Berlim, devido ao “sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental”.
Deixe um comentário