//Qual escassez? Apple rebenta previsões com melhor trimestre de sempre

Qual escassez? Apple rebenta previsões com melhor trimestre de sempre

Recorde atrás de recorde. Foi isto que a Apple conseguiu nos últimos três meses de 2021, que se tornou oficialmente no seu melhor trimestre de sempre. A fabricante cresceu 11% para um volume de receitas inédito de 123,9 mil milhões de dólares, com os lucros a subirem também 20% para 34,6 mil milhões de dólares.

Os bons resultados, que o CEO Tim Cook disse serem “melhor que o esperado”, não escondem o abrandamento provocado pelos problemas que assolam a cadeia logística global. Há escassez de componentes e disrupções na manufatura que estão a afetar todo o tipo de empresas, o que se reflete na dificuldade de reestabelecer stocks perante uma forte procura.

Mas a empresa conseguiu escrever uma história diferente no trimestre crítico da Black Friday e do Natal do que tinha conseguido no período anterior, no qual ficou aquém das expectativas dos analistas e quantificou as perdas de receitas ligadas à disrupção logística em 6 mil milhões de dólares.

Desta vez, as coisas correram melhor.

“Todas as categorias de produto cresceram exceto o iPad, devido aos problemas no fornecimento”, afirmou Tim Cook, na conferência com analistas que se seguiu à apresentação de resultados. “Houve uma limitação de fornecimento muito grande no trimestre de dezembro”, explicou o executivo, referindo que a empresa espera um alívio destes constrangimentos no trimestre que está a decorrer agora. Cook identificou a escassez de semicondutores como o maior problema neste momento.

No global, os analistas mostraram-se agradados sobretudo com o desempenho do iPhone, que subiu 9% e gerou receitas sem precedentes de 71,6 mil milhões de dólares.