//Ramal de Alfarelos reabre dia 13 de janeiro, 20 dias após cheias no Mondego

Ramal de Alfarelos reabre dia 13 de janeiro, 20 dias após cheias no Mondego

Será preciso esperar até ao dia 13 de janeiro para voltar a haver comboios entre Coimbra e Figueira da Foz. Apenas neste dia será reaberto o Ramal de Alfarelos, que está parcialmente fechado, no troço entre Alfarelos e Verride desde 21 de dezembro, por causa das cheias na zona do Mondego, segundo informação divulgada pela CP – Comboios de Portugal, esta sexta-feira.

No dia 21 de dezembro, “a circulação ferroviária neste troço ficou impedida devido à subida do nível das águas do rio Arunca que provocou o desguarnecimento do aterro junto a um pilar da Ponte do Marujal”, recordou a IP, gestora da infraestrutura rodoferroviária nacional, em nota de imprensa.

A IP apenas pôde iniciar as obras de reparação na ponte do Marujal no início de 2020, depois da diminuição do nível das águas. “Uma intervenção de consolidação do aterro e de reconstrução da plataforma que está agora na sua fase final, concretizada em apenas dez dias fruto do forte empenho das equipas técnicas da IP e empresas associadas.

Desde que a circulação entre Alfarelos e Verride foi suspensa, tem sido realizado, para os passageiros, um serviço de substituição por autocarros, entre Figueira da Foz e Coimbra B (comboios urbanos) e entre Coimbra B e Caldas da Rainha (interregional).

Os comboios de mercadorias, em vez de fazerem um percurso com mais de 20 quilómetros, são obrigados a efetuar mais de 200 quilómetros: têm de percorrer a linha do Oeste, entre Leiria e Mira Sintra-Meleças, e depois circularem na linha do Norte até à estação da Pampilhosa.

Ver fonte