Será preciso esperar até ao dia 13 de janeiro para voltar a haver comboios entre Coimbra e Figueira da Foz. Apenas neste dia será reaberto o Ramal de Alfarelos, que está parcialmente fechado, no troço entre Alfarelos e Verride desde 21 de dezembro, por causa das cheias na zona do Mondego, segundo informação divulgada pela CP – Comboios de Portugal, esta sexta-feira.
No dia 21 de dezembro, “a circulação ferroviária neste troço ficou impedida devido à subida do nível das águas do rio Arunca que provocou o desguarnecimento do aterro junto a um pilar da Ponte do Marujal”, recordou a IP, gestora da infraestrutura rodoferroviária nacional, em nota de imprensa.
A IP apenas pôde iniciar as obras de reparação na ponte do Marujal no início de 2020, depois da diminuição do nível das águas. “Uma intervenção de consolidação do aterro e de reconstrução da plataforma que está agora na sua fase final, concretizada em apenas dez dias fruto do forte empenho das equipas técnicas da IP e empresas associadas.
Desde que a circulação entre Alfarelos e Verride foi suspensa, tem sido realizado, para os passageiros, um serviço de substituição por autocarros, entre Figueira da Foz e Coimbra B (comboios urbanos) e entre Coimbra B e Caldas da Rainha (interregional).
Os comboios de mercadorias, em vez de fazerem um percurso com mais de 20 quilómetros, são obrigados a efetuar mais de 200 quilómetros: têm de percorrer a linha do Oeste, entre Leiria e Mira Sintra-Meleças, e depois circularem na linha do Norte até à estação da Pampilhosa.
Deixe um comentário