//Reuters: China suspendeu conversas com Bruxelas sobre a OPA à EDP

Reuters: China suspendeu conversas com Bruxelas sobre a OPA à EDP

A China Three Gorges suspendeu as conversações com os reguladores europeus no sentido de poder conseguir as autorizações necessárias para avançar com a Oferta Pública de Aquisição sobre a EDP, segundo duas fontes citadas pela Reuters. Há cerca de um mês que as diligências da empresa estatal chinesa estarão paradas.

Esta notícia surge depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter revelado que não houve um abandono de processos na OPA à EDP, o que indiciava que a CTG continuava a tomar passos para cumprir com as condições que estabeleceu para avançar com a operação.

Também numa entrevista concedida esta sexta-feira à CNBC, o líder da EDP, António Mexia, referia que via “compromisso” da China Three Gorges com a oferta e que a empresa chinesa estava a fazer o que devia ser feito. Mas alertava que existiam “muitos obstáculos” ao negócio e que o ambiente com a Europa e os EUA está um “pouco mais amargo”.

O presidente executivo da elétrica salientou que era necessário haver uma “clarificação” por parte dos reguladores. Desde o anúncio preliminar da oferta, em maio de 2018, que se anteviam dificuldades para a CTG obter luz verde para avançar com o negócio. E a escalada na tensão comercial entre os EUA e a China poderá dificultar ainda mais o avanço da OPA.

Em setembro e novembro do ano passado surgiram notícias a indicar que Pequim poderia deixar cair a oferta. O ECO noticiou que a mudança na cúpula da China Three Gorges era um sinal de menor apetite pela EDP. E a Bloomberg indicava que dados os obstáculos que a operação tinha de ultrapassar, o interesse chinês no negócio estaria a abrandar.

No entanto, em algumas jurisdições já houve autorizações por um regulador, caso da concorrência brasileira que deu luz verde em setembro do ano passado, segundo o Negócios. Mas nos mercados mais críticos, os EUA e a União Europeia, as fontes citadas pela Reuters dizem que a CTG não completou o processo de documentação exigido pelos reguladores.

No mercado, a cotação das ações indicia que os investidores mostram dúvidas que a OPA avance. Os títulos da EDP terminaram a sessão desta sexta-feira a valer 3,10 euros, menos 4,9% que os 3,26 euros que foram propostos pela China Three Gorges no anúncio preliminar.

Atualizada às 18:46 com mais informação

Ver fonte