//Revolut dispara em receitas, clientes e prejuízos em ano de pandemia

Revolut dispara em receitas, clientes e prejuízos em ano de pandemia

A Revolut divulgou o seu Relatório Anual para o ano de 2020, com destaque para os bons resultados financeiros e de operação, embora também registe um aumento dos prejuízos. A empresa destaca a estratégia de adoção de clientes e desenvolvimento de produto, assim como de um rígido controlo de custos.

A base de clientes da Revolut continuou a crescer, atingindo 14,5 milhões de clientes de retalho e 500.000 clientes Revolut Business até ao final do ano passado (mais 127% do que no ano anterior), apesar da decisão de renunciar aos gastos com o marketing durante a pandemia.

As receitas cresceram em 57%, para os 304 milhões de euros no final de 2020 (contra 193 milhões de euros em 2019). Embora a covid-19 tenha reduzido o volume de pagamentos a partir de março, a empresa explica que as perdas foram mais do que compensadas pelo crescimento em Subscrições, Investimentos e Negociação e planos corporativos com a Revolut e Revolut Business.

Já no objetivo rumo à rentabilidade, a Revolut diz que identificou potencial de profitability (lucro) a longo prazo. O lucro bruto aumentou 215%, de 45 milhões de euros em 2019, para 143 milhões de euros em 2020. Apesar disso, o prejuízo operacional ajustado ao ano inteiro subiu 24,5% para 142 milhões de euros.

A margem bruta melhorou 24 pontos percentuais – de 25% em 2019, para 49% em 2020. “Ambos os indicadores mostraram forte melhoria trimestre a trimestre”, diz a empresa.

Já os prejuízos aumentaram 57%, de 124 milhões em 2019 para 196 milhões de euros no ano passado.