Qual a melhor altura do ano para usar o simulador de preços de luz e gás? A Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) responde aos consumidores e recomenda que cada consumidor utilize um comparador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano. “Face ao calendário de aprovação das tarifas da ERSE, recomenda-se utilizar o simulador de preços de energia da ERSE pelo menos nos meses de janeiro (eletricidade) e de outubro (gás natural)”, diz o regulador.
Neste momento do ano, por exemplo, numa simulação para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 37,88 euros (com a Goldenergy), enquanto a oferta mais cara do mercado pode chegar a custar mais 18 euros ao fim do mês (com a EDP Comercial).
Já no gás natural, os preços variam consoante as várias regiões do país e os respetivos operadores de rede, além dos comercializadores. Nos arredores de Lisboa, no concelho da Amadora, por exemplo, com a Lisboagás, a oferta de preço mais baixo para um consumo de 1610 kWh (1º Escalão: 0 a 220 m3/ano) traduz-se numa fatura mensal de 11,3 euros (com a Endesa). No extremo oposto, a conta de gás pode chegar aos 21,2 euros mensais (com a Iberdrola).
Esta quinta-feira a ERSE deu conta que o simulador de preços de energia do regulador já chegou à marca recorde de duas mil simulações desde que foi lançado em 2018, no Dia Mundial da Energia que se celebra a 29 de maio. Desde essa data, a ferramenta que reúne e compara todas as ofertas comerciais disponíveis no mercado para os consumidores de eletricidade (baixa tensão normal) e de gás natural (baixa pressão) em Portugal continental já foi usada por cerca de 100 mil consumidores.
O inquérito realizado pela ERSE aos utilizadores do simulador revela que 60% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual e, desses, 56% manifestaram intenção de mudar de comercializador.
“Com a liberalização dos setores de eletricidade e de gás natural, os consumidores passaram a poder escolher livremente o seu fornecedor, existindo um leque variado de comercializadores que disponibilizam diferentes preços de mercado. Tanto os consumidores que se encontram no mercado regulado como os que já se encontram no mercado liberalizado devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas”, diz a ERSE em comunicado.
O simulador de preços de energia da ERSE mostra todas as ofertas comerciais disponíveis para consumidores em Baixa Tensão Normal (eletricidade) e em Baixa Pressão inferior a 10.000 m3 (gás natural). Ao todo são mais de 327 tarifários, de um total de 23 comercializadores na eletricidade e de nove comercializadores no gás natural, incluindo as ofertas dual (eletricidade e gás natural).
No passado dia 29 de maio de 2019, a ERSE assinalou de novo o Dia Mundial da Energia, desta vez com o lançamento de um novo simulador de potência contratada que permite aos consumidores escolher a potência contratada adequada ao seu caso particular. A redução de um escalão da potência pode gerar poupanças a partir de 22 euros anuais (ou 31 euros a partir de 1 de julho, quando o IVA da componente de acesso às redes da parte fixa da fatura baixar de 23 para 6%). Desde o seu lançamento, o simulador de potência contratada já atingiu um total de 60 mil simulações.
Deixe um comentário