//Sapatilhas lusas exportam metade da primeira coleção

Sapatilhas lusas exportam metade da primeira coleção

A portuguesa Hirundo, empresa de sapatilhas sustentáveis fundada no Porto, lançou-se no online em novembro de 2021 e já exportou 50% da produção da primeira coleção. A marca aposta em calçado que zela pelo ambiente e é de origem orgânica.

A empresa, cuja fábrica de produção está localizada em Felgueiras, fez vendas em 45 países e Portugal representa 50% dessas vendas feitas no online. Seguem-se os Estados Unidos, Alemanha e França, que são países para onde a empresa mais exporta, representando 25% das vendas, conta o cofundador da Hirundo, Eduardo Serzedelo.

A marca começou com um investimento de 30 mil euros na produção da primeira coleção. “É um valor pequeno, mas o objetivo era que o projeto se pagasse a si próprio. E estamos a conseguir”. Mas, este ano, pretendem injetar 100 mil.

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No primeiro mês de abertura da loja online as vendas alcançaram os 35 mil euros e, apesar de ser difícil prever valores para este ano, menciona o responsável, devido a uma quebra de 12 mil euros, está previsto atingirem os 400 mil euros com um ano de vendas digitais e com a abertura, em outubro, da loja física, em Lisboa.

Como começou o cofundador a dar corda aos sapatos do negócio? Com a visita a fábricas durante a pandemia. O gestor, juntamente com o irmão, avaliaram o mercado e aperceberam-se que fazia falta um produto com cunho português. “Sempre fui apaixonado por sapatilhas e moda. Nunca pensei é que chegasse a fundar uma marca de calçado”, afirma.

“Desde pequeno adapto os ténis ao meu gosto e mudo as solas, a estética”, recorda o empresário.

O calçado é um mercado em crescimento e os irmãos pensaram, porque não? “Temos paixão pelo que é português e quando visitámos fábricas percebemos que até as empresas internacionais fabricam cá”.

As sapatilhas são 1% espanholas e Eduardo Serdezelo explica o porquê: “É difícil um produto ser quase todo português, mas conseguimos”.