//Segunda maior eólica reforça em Portugal

Segunda maior eólica reforça em Portugal

Mais dois parques eólicos no portefólio e um reforço de produção que ajuda a reafirmar a Finerge como a segunda maior produtora de energia eólica do país, com um total de 43 centrais e uma capacidade instalada de 908,1 MW.

Vila Franca e Baião são os dois parques que a companhia acaba de comprar à Martifer e SPEE, reforçando assim a a sua posição em Portugal com mais 18,9 MW na sua capacidade instalada.

“Esta aquisição está alinhada com a nossa estratégia de crescimento e é uma prova do nosso empenho em continuar a investir em Portugal”, explica Pedro Norton. O CEO da Finerge, empresa com mais de 20 anos de experiência nos vários níveis da cadeia de valor desta área — desde a fase de conceção e desenvolvimento de projeto, passando pela construção até à exploração de centrais –, realça ainda o “contínuo contributo da empresa para apoiar os esforços do país no caminho para neutralidade carbónica”.

A funcionar desde 2009, as unidades de Vila Franca de Xira (12,6 MW) e Baião (6,3 MW) são compostas por 9 aerogeradores Suzlon, um dos principais fornecedores de turbinas do mundo. Juntam-se agora a um portefólio de 508 aerogeradores instalados nas 43 centrais eólicas da energética, que produz cerca de 2,12 TW/h por ano, evitando a emissão de 844 toneladas de CO2.

Com mais de 170 milhões de euros de faturação e um investimento de mais de 1,2 mil milhões de euros, em Portugal, a Finerge emprega, direta e indiretamente, cerca de 200 colaboradores.

Ver fonte

TAGS: