//Seis candidatos querem fabricar 117 novos comboios para a CP

Seis candidatos querem fabricar 117 novos comboios para a CP

O maior concurso de sempre de comboios em Portugal atraiu a atenção dos principais fabricantes de comboios mundiais. Seis participantes entregaram candidaturas para fabricarem 117 novas automotoras elétricas para os serviços suburbanos e regional da CP, no valor base de 819 milhões de euros.

O prazo para manifestação de interesse terminou na terça-feira; dentro de dois meses seguirão os convites para o fornecimento do novo material circulante e a construção de uma nova oficina em Guifões, concelho de Matosinhos.

A transportadora recebeu candidaturas de três empresas e de três consórcios, adiantou fonte oficial da empresa pública ferroviária ao Dinheiro Vivo.

A título individual, apresentaram-se os chineses da CRRC Tangshan, os japoneses da Hitachi Rail e os suíços da Stadler. Nos agrupamentos, há o consórcio dos franceses da Alstom (donos da Bombardier) com a construtora portuguesa DST; dos espanhóis da CAF, que juntou a unidade de fabrico de comboios com o departamento de engenharia; e ainda a parceria entre os espanhóis da Talgo e os alemães da Siemens Mobility.

Ainda antes da confirmação oficial, alguns dos candidatos já tinham indicado que iriam participar no concurso. “A Alstom continua a trabalhar para poder oferecer à CP e à sociedade portuguesa a melhor proposta, fruto do conhecimento e experiência (…) em mobilidade ferroviária. Nesse sentido, teremos o maior prazer em fazer parte desta aposta em novos sistemas de mobilidade sustentáveis, inteligentes, digitais e inclusivos”, assinalou o diretor-geral da fabricante francesa em Portugal, David Torres.

A Siemens Mobility afirma-se como uma fabricante “que nunca abandonou Portugal, mesmo nos momentos mais difíceis”, e refere que “não poderia ficar alheia a este concurso”. A Talgo salientou as “décadas de experiência na produção de comboios e em tecnologia para comboios de alta velocidade”.