//Sem hotel. Monumental com cara nova, mas utilização mantém-se

Sem hotel. Monumental com cara nova, mas utilização mantém-se

Envelheceu demasiado depressa. O Monumental, em plena praça do Saldanha, está a sofrer uma profunda requalificação. A obra deverá durar 15 meses mas quando terminar vai deixar como novo o edifício dos vidros espelhados em tons rosa.

O projeto, que foi decidido pela Merlin Properties, dona do edifício, e pela Enogi, que gere o centro comercial que ali funciona, envolve a “integral reabilitação” do espaço que conta com 22 450 metros quadrados, “mantendo-se os usos atuais do edifício”.

“Os rumores de que haverá lugar a uma reconversão para uso hoteleiro são completamente falsos”, garantiu ao Dinheiro Vivo, Nuno Marques, da área técnica da Inogi.

O anúncio de reabilitação, que só arranca este ano, surgiu em dezembro de 2018. Em comunicado, a proprietária espanhola, Merlin Properties, assumia que a obra era inevitável para “acompanhar a recente requalificação da zona da cidade em que [o edifício] está inserido”.

Nessa altura, a empresa afirmava que iam ser mantidos os escritórios, cinema e área comercial. Mas no mercado, começou a surgir o rumor de que haveria interesse hoteleiro para o espaço, e que o plano de reabilitação podia, agora, vir a ser outro.

A obra está avaliada em 20 milhões de euros e deverá ter uma duração de 15 meses. A compra do Monumental pelos espanhóis da Merlin aconteceu em 2016. O edifício tem uma ocupação praticamente completa, e além de nos escritórios alojar empresas multinacionais, tem ainda um centro comercial com 33 lojas, entre elas a Tiger.

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