//Sensores preveem ida de camiões e autocarros à oficina

Sensores preveem ida de camiões e autocarros à oficina

É cada vez menos provável que encontre um camião ou um autocarro parado no meio da estrada. A culpa é da tecnologia desenvolvida pela Stratio. A empresa de Coimbra utiliza os sensores instalados nos veículos pesados para prever as idas à oficina e gerir a frota sem problemas. Além de poupar dinheiro, a solução também baixa a poluição.

“Os veículos vão sempre avariar mas a nossa plataforma consegue ajudar as equipas de manutenção e os gestores de frota a prever essas interrupções. Em vez de um camião ou um autocarro ficar parado na estrada, conseguimos antecipar muitas das avarias e planear a intervenção do veículo quando este está imobilizado, podendo enviar-se um carro de reserva para essa operação”, explica ao Dinheiro Vivo o vice-presidente da Stratio, Miguel Franco.

O trabalho da empresa começou em 2016, um ano depois de a ideia ter surgido. Em 2015, os fundadores, Rui Sales e Ricardo Margalho, estavam a apanhar um autocarro a caminho do aeroporto. Ambos iam apresentar um projeto a uma multinacional que poderia transformar as suas vidas. À conta de uma avaria, Rui e Ricardo perderam o voo e a oportunidade.

Os primeiros anos da plataforma portuguesa, à conta desse episódio, foram mais focados na manutenção de autocarros. Com a chegada da pandemia, no ano passado, os camiões ganharam maior protagonismo, mas sem tirar tração aos pesados de passageiros.

“No primeiro confinamento, o transporte de carga não diminuiu e até aumentou a atividade, com os exemplos das idas loucas ao supermercado e aos postos de combustíveis; no transporte de passageiros, houve o abrandamento do setor do turismo. Por isso, pensámos que seria importante olhar para este setor com ainda mais atenção e ajudar as empresas a chegarem do ponto A ou ponto B de uma forma mais eficaz e com menos disrupções.”

A aposta trouxe novos “pesos pesados” para o portefólio da Stratio, como a Ford Trucks e a DAF, que juntaram-se a fabricantes de pesados como a CaetanoBus e a Kamaz.