//Sical comemora 75 anos com novos segmentos de café

Sical comemora 75 anos com novos segmentos de café

A Sical está em festa. Chegar aos 75 anos de existência não é para todos e a Nestlé – que detém a empresa portuguesa de cafés – celebra uma das suas marcas mais icónicas.

Em ano de aniversário, a Sical vai alargar a gama de café torrado e, num prazo de duas semanas, será lançado o Sical solúvel, revelou ao Dinheiro Vivo a diretora de negócio de cafés no retalho.

É “um segmento muito importante em Portugal. Como Nestlé, só estamos com a marca Nescafé, a nível mundial e, pela primeira vez, com a celebração dos 75 anos, vamos conseguir alargar a Sical e entrar no segmento solúvel”, avança Teresa Mendes.

Além das novidades, a responsável notou a aposta da Nestlé na sustentabilidade e relembrou que as embalagens do café Sical são 100% recicláveis.

Para o diretor de negócio ibérico de cafés profissionais, Vítor Manuel Martins, a preocupação com o ambiente é um critério imprescindível da Nestlé. “Desde o início que nos preocupamos com a sustentabilidade, desde o pequeno ou médio agricultor, no Brasil ou no Vietname, que produzem e nos vendem o café em grão que depois torramos. Também temos a preocupação com as embalagens e também com os transportes. A nível do canal Horeca [hotéis, restaurantes e cafés] fazemos as entregas em carrinhas e estamos num caminho de mudança para veículos elétricos”.

Na fábrica do Porto

Os responsáveis esclarecem também que todo o café que a empresa adquire é 100% certificado. “Todas as certificações têm os princípios do 4C porque garante os parâmetros de direitos humanos, de valor justo, do uso de pesticidas, etc.”, explica Vítor Martins.

A redução do impacto do negócio é importante e faz-se também na fábrica onde o café da Sical (entre outros) é produzido. Na unidade da Nestlé, no Porto, foram investidos nos últimos três anos cerca de oito milhões de euros.