//Sindicato fala em adesão superior a 70% na greve da CGD

Sindicato fala em adesão superior a 70% na greve da CGD

O Sindicato de Trabalhadores das Empresas do grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) calculou esta terça-feira a adesão à greve dos trabalhadores do banco público na segunda-feira acima dos 70%, contrariando os números do banco, que aponta 20%.

“A greve foi um enorme êxito, com uma adesão superior a 70%, verificaram-se centenas de agências encerradas e outras com a porta fechada sem condições para prestar qualquer atendimento ou realizar operações dado que apenas se encontravam com a gerência”, pode ler-se num comunicado hoje enviado pelo STEC às redações.

Os números hoje anunciados contrariam os da Caixa Geral de Depósitos, cujo administrador José João Guilherme disse, na segunda-feira, rondarem os 20%.

“Temos 20% das agências encerradas. Naturalmente, que em algumas há transtornos que decorrem, sobretudo, desta greve atingir os mais vulneráveis, que são os reformados”, afirmou o administrador aos jornalistas à margem da manifestação dos trabalhadores do banco, que decorreu em frente à sede da instituição, em Lisboa.

Na altura, em declarações à Lusa, o presidente do STEC, Pedro Messias, disse não estar surpreendido com os números anunciados pela instituição bancária, mas contestou-os, ainda que sem anunciar um número.