Partilhareste artigo
Os sindicatos da banca anunciaram esta terça-feira que vão avançar para a realização de uma greve conjunta este mês de setembro se o Santander e o Millennium bcp mantiverem a intenção de prosseguir com despedimentos coletivos.
A decisão foi tomada numa reunião que teve lugar hoje na qual os “os sete sindicatos do setor bancário “fizeram uma análise sobre os temas que afetam os trabalhadores bancários e, em particular, sobre as situações específicas do Banco Santander Totta (BST), Banco Comercial Português (BCP), Caixa Geral de Depósitos, Montepio Geral e Parvalorem”.
Os sindicatos são o Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos e Bancários (SNQTB), Mais Sindicato, o SBN, SIB, SBC, STEC e SinTAF.
Os sindicatos “decidiram solicitar, com caráter de urgência, uma reunião às comissões executivas do BCP e BST, tendo como pano de fundo os processos de reestruturação em curso” para “exigir o fim imediato de qualquer intenção de despedimento coletivo ou de figuras análogas”.
Subscrever newsletter
“Se esta exigência não for atendida, estes Sindicatos irão declarar uma greve conjunta, a realizar ainda no corrente mês de setembro”, adiantam os sindicatos em comunicado.
Os sindicatos tinham anunciado ontem que iriam avaliar a possibilidade de efetuarem uma greve conjunta.
O SNQTB decretou a realização de greves no Santander, no dia 13 de setembro, e no BCP, no dia 17 de setembro. Os dois bancos têm em curso processos de despedimento coletivo de 450 trabalhadores com os quais não conseguiram fechar acordos de rescisão mútua ou de pré-reforma.
Atualizada às 17H06 com mais informação
Deixe um comentário