Partilhareste artigo
A startup portuguesa UpHill lançou um programa informático para ajudar a comunicação entre médicos e doentes. Aceder ao estado e progresso do doente, acompanhá-lo à distância e agendar consultas são algumas das funcionalidades da nova aplicação. O produto já está a ser utilizado em seis hospitais do País.
Relacionados
O cofundador e CEO da UpHill, Eduardo Freire Rodrigues, afirma que “esta é a ponte que faltava para ligar os profissionais de saúde aos doentes e libertá-los de tarefas repetitivas, burocráticas e de baixo valor acrescentado, que são, simultaneamente, fator de frustração e exaustão”.
“O software monitoriza a evolução de sintomas ao longo do tempo, interpreta os resultados, identifica sinais de alerta, avisa as equipas e automatiza algumas ações recomendadas”, acrescenta o responsável.
Na prática, a solução permite que os profissionais acedam ao estado e progresso do doente em tempo real, tenham informação necessária para tomar decisões e garante um acompanhamento do doente “na hora” fora dos serviços de saúde, reduzindo assim o número de viagens às unidades de saúde. Para além de automatizar tarefas, a tecnologia possibilita que a informação recolhida seja utilizada para identificar situações em caso de agravamento da doença, de forma a antecipar a ação médica.
Subscrever newsletter
Assim, os profissionais de saúde ficam livres da “papelada” e as unidades de saúde, que estão a “rebentar pelas costuras”, aumentam a capacidade de resposta. A solução melhora também a coordenação entre equipas e pode evitar a duplicação dos atos médicos.
Deixe um comentário