//Sonae IM investiu em cinco anos 200 milhões de euros em mais de 40 tecnológicas

Sonae IM investiu em cinco anos 200 milhões de euros em mais de 40 tecnológicas

A Sonae IM surgiu, em 2015, numa discussão no seio da Sonae sobre áreas de crescimento, sendo que o grupo já tinha experiência em investimentos em empresas de tecnologia.

“Vimos que havia uma oportunidade interessante, uma área de crescimento forte” em empresas de tecnologia, onde se inclui “o benefício que traria aos negócios da Sonae na altura”, conta o responsável.

“E foi com a experiência que havia em algumas pessoas dentro do universo Sonae” que surgiu a subsidiária Sonae IM, com o objetivo de “ser um investidor ativo em empresas de base tecnológica”, acrescenta.

A aposta é criar e gerir um portefólio de empresas de base tecnológica “a nível mundial e distintivo”, aponta Eduardo Piedade.

“E foi assim que nós começámos, já tínhamos algumas empresas no portefólio como a WeDo, a Saphety e a Bizdirect e tínhamos feito um investimento em 2014 em cibersegurança, na S21Sec”, prossegue, apontando que foram identificadas três áreas de investimento: tecnologias para retalho, para telecomunicações e cibersegurança.

Para os primeiros cinco anos de atividade, a Sonae IM tinha o objetivo de investir 200 milhões de euros.