A Sonae Sierra está acompanhar com atenção a crise económica e cambial na Turquia, não prevendo, para já, alterações nas suas operações naquele país, onde gere quatro shoppings.
A empresa, controlada em 70% pela Sonae, faz a gestão e comercialização do Varlibas, em Trebizonda, do Balance Güneşli, em Istambul, do İldem Park, em Kayseri e do İzmir Avcilar Effect, em Esmirna. No total, são 55.600 metros quadrados de área bruta locável que a Sonae Sierra gere, envolvendo 224 lojas.
Em outros dois, a Sonae Sierra presta serviços de comercialização de lojas: no Mix Kayseri e no Byz Outlet, em Kayseri.
“Não comento a situação em si mas estamos atentos”, afirmou ao Dinheiro Vivo uma porta-voz da Sonae Sierra, frisando que, para já, não estão previstas alterações às operações da empresa naquele país.
A lira turca afundou esta sexta-feira 18% para um mínimo histórico face ao dólar, depois dos Estados Unidos terem duplicado as tarifas sobre metais turcos, levando a um escalar da crise nas relações comerciais entre os dois países.
No passado dia 14 de julho, a Sonae anunciou o reforço de posição na Sonae Sierra com a compra de uma participação de 20% ao parceiro Grosvenor por 255 milhões de euros. O grupo agora liderado por Claudia Azevedo, passou a deter 70% da gestora de centros comerciais.
A Sonae Sierra é dona 46 centros comerciais na Europa e na América do Sul com um valor de mercado de sete mil milhões de euros e 1,9 milhões de metros quadrados de área bruta locável. Em Portugal, detém entre outros, o Centro Colombo e Centro Vasco da Gama, em Lisboa, e o MaiaShopping, na Maia.
Deixe um comentário