//Sony regista lucros de 1.310 milhões de euros entre abril e junho

Sony regista lucros de 1.310 milhões de euros entre abril e junho

O grupo de tecnologia Sony aumentou em 8,9% o lucro entre abril e junho, para 1.310 milhões de euros, uma desaceleração em relação aos trimestres anteriores devido à travagem nos seus videojogos após o “boom” causado pela pandemia.

Segundo o relatório financeiro publicado hoje, o lucro operacional da multinacional japonesa somou 280.100 milhões de ienes (2.160 milhões de euros) no período, 26,3% a mais que no mesmo trimestre do ano anterior.

No período de abril a junho, o primeiro trimestre fiscal no Japão, a faturação cresceu 15% para 2,25 biliões de ienes (17.425 milhões de euros), principalmente graças ao aumento nas vendas na área da música.

O ramo dos videojogos da Sony, um dos pilares de negócios da companhia, registou um ligeiro aumento de 2% nas vendas de abril a junho devido à queda na comercialização de jogos de terceiros e conteúdos para download (DLC) nos títulos presentes nas suas consolas PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5).

Esta divisão registou uma queda acentuada de 32,8% no lucro operacional no período referido, essencialmente associada às perdas causadas pela PS5, cujo preço foi definido abaixo do custo de produção.

Somam-se a isso as dificuldades de sua venda devido à escassez de unidades em todo o mundo causada pelo afunilamento que se tem verificado no fornecimento de chips.