//Sporting com lucro de 18,7 milhões até setembro

Sporting com lucro de 18,7 milhões até setembro

O Sporting registou um lucro de 18,7 milhões de euros no primeiro trimestre da época 2021/2022, revelou a SAD do clube este sábado, segundo as contas divulgadas pela Comissão do Mercado Mobiliário (CMVM). Em igual período da época desportiva anterior, a SAD do clube de Alvalade reportou um prejuízo de 4,2 milhões de euros.

O volume de negócios do Sporting ascendeu a 55,6 milhões de euros, mais 96% do que o registado no período homólogo. O clube explica o aumento das receitas com os proveitos encaixados pela participação na Liga dos Campeões e pelo “pequeno incremento da receita corrente”, estimulada pelo regresso dos adeptos ao estádio após o levantamento das restrições devido à pandemia da Covid-19, ou seja, pelas vendas de bilheteira.

“Apesar do resultado positivo, é de salientar o impacto incontornável das consequências causadas pela pandemia Covid-19, cujo efeito tem sido global, tanto ao nível de bilheteira com os estádios a serem subutilizados e a venda das gamebox adiada, neste caso para outubro, como ao nível do mercado de verão de transferência de jogadores, que registou uma queda de 2.317 milhões (menos 40%)” a nível internacional.

A SAD do clube liderado por Frederico Varandas salienta, ainda, a importância do patrocínio da Nike na época 2021/2022, que contribuiu para estimular a retoma do negócio do merchandising. “Cresceu 2,5 vezes quando comparado com o trimestre homólogo, na primeira vez em que a Sporting SAD veste equipamentos Nike”. Foi, assim, alcançado um recorde de vendas “com o novo equipamento a vender quatro vezes mais no início da temporada do que o melhor equipamento que tinha, anteriormente, o melhor registo”.

Segundo as contas divulgadas, os 1,75 milhões de euros de um total de sete milhões arrecadados com o empréstimo do lateral Nuno Mendes, de 19 anos, são reconhecidos no trimestre em análise. Acresce os 22,8 milhões em receitas de transferências. Excluindo transferências, a SAD registaria um resultado operacional de 23,5 milhões.

Nota ainda para a redução dos financiamentos bancários em 4,9 milhões de euros, face ao período homólogo.