//Sumol + Compal investe 65 milhões até 2021

Sumol + Compal investe 65 milhões até 2021

A Sumol+Compal vai investir 65 milhões de euros até 2021, metade na fábrica de Almeirim, anunciou a companhia.

Parte do investimento será feito na unidade de Almeirim onde será “realizado uma reconfiguração, ampliação e automatização das instalações de armazenagem e da renovação de linhas de enchimento”.

O projeto “visa duplicar a capacidade de armazenagem e de expedição, reduzir os stocks totais de produtos acabados nas operações em Portugal e eliminar duplos transportes, reduzindo a pegada de CO2 em cerca de 250 toneladas por ano”, descreve a empresa.

A nível das embalagens, a companhia vai fazer o teste das novas embalagens da Treta Pak a nível mundial. As novas embalagens “serão mais amigas do ambiente, mais funcionais, ergonómicas e mais leves”. A embalagem vai ter uma tampa de polietileno (de cana de açúcar), menos 15% de peso, permitindo uma redução das emissões em CO2. Novo packaging também reduzir em cerca de 200 tons/ano os materiais consumidos, designadamente de plásticos de origem fóssil, segundo a empresa.

Na unidade de Almeirim a Sumol+Compal processa anualmente entre 20 a 25 mil toneladas de fruta, com destaque para a pera-rocha, pêssego e maçã. A produção é escoada para 70 países, detendo a companhia operações locais de produção em Angola e Moçambique, tendo iniciado recentemente operações em regime de franquia no Gabão e nos Camarões. “O volume de negócios nos mercados internacionais ascendeu a cerca de 83 milhões de euros em 2018, cerca de 25% do volume de negócios total”, informa a empresa.

A Sumo+Compal emprega cerca de 1600 pessoas, 1200 das quais em Portugal, “prevendo um crescimento deste último registo nos próximos anos.”

Ver fonte