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A suspensão das aulas por 15 dias obrigou a Autoeuropa a reorganizar-se. A fábrica de Palmela não vai ter produção durante três dias, entre esta sexta-feira e domingo; na próxima semana, não haverá laboração ao fim de semana, passando de 19 para 15 turnos. A informação foi adiantada esta sexta-feira pelo jornal Público e entretanto confirmada pelo Dinheiro Vivo.
Os trabalhadores com filhos em idade escolar foram dispensados temporariamente da unidade do grupo Volkswagen em Portugal para poderem responder à medida decretada pelo Governo na quinta-feira durante a parte da tarde.
“Não há falta de encomendas. Estamos mesmo com falta de capacidade de reação e a urgência é que as equipas se organizem para podermos retomar a normalidade”, salienta Daniel Bernardino, coordenador das comissões de trabalhadores do parque industrial da fábrica.
Até esta sexta-feira, a Autoeuropa não tinha tido necessidade de reajustar a produção no segundo período de confinamento. Em março, quando a pandemia levou ao recolhimento dos portugueses, a fábrica suspendeu a produção e mandou para casa os mais de 5500 trabalhadores. Essa medida foi tomada em todas as unidades do grupo Volkswagen na Europa, devido às quebras de encomendas.
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No primeiro confinamento, foram declarados dias de não produção entre meados de março e final de abril, permitindo aos operários receberem o salário por inteiro. Depois disso, em 27 de abril, a produção foi gradualmente retomada, com a empresa a recorrer ao regime de lay-off simplificado.
Apesar de estarem em lay-off, os funcionários receberam o salário por completo – em vez dos 2/3 do regime do lay-off -, porque o grupo Volkswagen atribuiu um complemento ao vencimento. Em junho e julho, a fábrica teve três turnos de laboração nos dias úteis.
Apenas no final de agosto a fábrica retomou os três turnos nos dias úteis e os dois turnos ao fim de semana. Em dezembro, a linha de montagem só funcionou por 11 dias: aos chamados dias de não produção foram somados feriados, tolerâncias de ponto e dias de fim de semana.
Em 2020, por causa da pandemia, foram produzidos 192 mil automóveis, o número mais baixo desde 2018. Ainda assim, a Autoeuropa é a maior fábrica portuguesa de automóveis, representando 72,7% da produção nacional em 2020.
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