//TAP: Governo, empresa e sindicatos voltam hoje a tentar acordo de emergência

TAP: Governo, empresa e sindicatos voltam hoje a tentar acordo de emergência

Governo, administração e sindicatos da TAP reúnem-se este domingo, para tentar chegar a entendimento quanto a um acordo de emergência para vigorar até 31 de dezembro de 2024, ou até à celebração e implementação de um novo acordo de empresa.

Segundo um comunicado do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aos seus associados, a que a Lusa teve acesso, hoje “haverá nova reunião com o Governo e a TAP”, onde o sindicato voltará “a tentar chegar a um entendimento de princípio conclusivo” sobre o acordo de emergência proposto pela administração, que prevê a suspensão de várias cláusulas do acordo de empresa em vigor.

Além do SPAC, também se reúnem hoje com a administração os sindicatos dos trabalhadores de terra, disse à Lusa fonte que integra aquela estrutura, naquele que é o último dia do prazo dado pela empresa para se chegar a acordo.

O sindicato dos pilotos adiantou que, caso seja alcançado um entendimento na reunião de hoje, será marcada uma Assembleia de Empresa, que “nunca ocorrerá antes do fim da próxima semana”, para que os associados votem sobre a aceitação ou a recusa do acordo de emergência e, assim, decidam “sobre o seu futuro e sobre o futuro de todos” .

“Nessa assembleia a direção do SPAC e seus assessores irão explicar os detalhes do acordo de emergência e os associados poderão colocar todas as questões que entenderem. Haverá debate, esclarecimento e deliberação sobre o acordo”, garantiu o sindicato.

Aquela estrutura esteve reunida várias horas com a administração na sexta-feira, onde diz terem sido alcançados “alguns progressos no processo negocial”.