//Tecnológicas são as marcas mais valiosas do mundo em ano de pandemia

Tecnológicas são as marcas mais valiosas do mundo em ano de pandemia

As tecnológicas são as marcas mais valiosas do mundo. Em ano de pandemia e depois de um período de confinamento, as empresas baseadas em soluções virtuais foram as que mais se valorizaram nos últimos meses, segundo o ranking Best Global Brands, elaborado pela consultora Interbrand e divulgado esta terça-feira.

A Apple conseguiu conservar o primeiro lugar. O valor de mercado da empresa liderada por Tim Cook subiu 38%, para 322,999 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 274,844 mil milhões de euros. Este montante é o quádruplo do montante do empréstimo da troika a Portugal, em 2011.

As mudanças começam logo nos restantes lugares do pódio. O aumento das encomendas online permitiu à Amazon subir para o segundo posto, ao registar um crescimento de 60% no valor de marca, para 200,667 mil milhões de dólares. Com o forte crescimento das reuniões online, a Microsoft ascendeu à terceira posição e passou a valer 166 mil milhões de dólares, mais 53%.

A Google, que ocupava a segunda posição nesta tabela, desceu para o quarto posto. Com menos publicidade, o motor de busca viu o seu valor de marca recuar para 165,444 mil milhões de dólares.

O ranking deste ano também fica marcado pela estreia de três marcas e de duas reentradas. A marca Instagram entrou diretamente para o lugar 19, a valer 26 mil milhões de dólares, muito por conta dos diretos feitos para esta rede social. Os diretos também levaram o YouTube a juntar-se a esta tabela no lugar 30, valendo 17,328 mil milhões de dólares. A plataforma de comunicação Zoom fecha o ranking de 2020, no lugar 100, valendo 4,481 mil milhões de dólares.

A Tesla voltou a integrar esta avaliação no lugar, com 12,785 mil milhões de dólares de valor de marca. A capitalização bolsista da liderada por Elon Musk disparou 769% nos últimos 12 meses, recordam os autores do ranking. A Johnnie Walker reentrou para o lugar 98, valendo 4,555 mil milhões de dólares.