//Termas querem estar na linha da frente no pós-covid

Termas querem estar na linha da frente no pós-covid

Foi no tempo do Império Romano que os banhos em águas termais ganharam fama. Ainda o calendário anual se regia por outros signos e já as águas que brotavam das profundezas da terra eram procuradas para tratar diversas maleitas do corpo. Hoje está comprovada a capacidade terapêutica das imersões e da ingestão destas águas em múltiplos problemas de saúde, desde respiratórios, a dermatológicos, digestivos ou reumatológicos.

Já nos tempos que correm, com uma pandemia que assola há um ano o país e o mundo, deixando sequelas em muitos dos doentes recuperados, a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) decidiu investir na promoção das mais de duas dezenas de estâncias termais da região, sublinhando o produto como potenciador de saúde e bem-estar. Em simultâneo, a Associação das Termas de Portugal está a desenvolver programas direcionados para a recuperação dos doentes pós-covid. Como sublinha Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, “as termas estarão na linha da frente na oferta de soluções para a promoção de saúde e de estilo de vida saudável, e para o reforço do sistema imunitário”.

Já em abril arranca a campanha de promoção da marca Termas do Porto e Norte de Portugal, com foco nos mercados interno, espanhol, brasileiro e nas comunidades portuguesas residentes em França, Suíça, Luxemburgo e Alemanha. A mensagem será clara: “Evidenciar a importância deste produto associada a fins terapêuticos de equilíbrio psicofísico nesta fase pós-covid e como alavanca em termos de reforço da capacidade imunológica”, diz Luís Pedro Martins. E é para chegar a todos, desde casais jovens a famílias com crianças, que procuram programas de bem-estar e saúde, a adultos sozinhos e pessoas com mais de 55 anos, com escolhas mais direcionadas para a promoção e prevenção de saúde.

Com esta nova aposta, que visa também incrementar a diversidade e diferenciação do destino, a região vai procurar combater a sazonalidade da época termalista, incrementar a estadia média e a taxa de ocupação, assim como os proveitos das unidades e de todos os agentes que rodeiam esses complexos. Para isso, a TPNP está focada na qualificação e valorização destes recursos, de que é exemplo o projeto de reabilitação do Parque Termal das Termas de Moledo, numa parceria com a autarquia do Peso da Régua. O plano de promoção, cuja verba ronda os 280 mil euros, está a ser desenvolvido em conjunto com a Associação das Termas de Portugal.

Para Victor Leal, presidente da associação, esta campanha vai permitir impulsionar “um produto que estava um pouco esquecido” e no qual a região Norte se distingue por possuir “equipamentos com um nível de qualidade semelhante ao que melhor existe a nível europeu”. Como frisa, a promoção das termas e dos benefícios para a saúde e bem-estar que advêm da sua prática garante também um impulso a produtos turísticos como natureza, cultura ou gastronomia. E, segundo diz, já houve quem tenha feito as contas: por cada euro gasto por dia em tratamentos termais o turista despende outros quatro no território.

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