//Tesla acelera para o terceiro trimestre de lucros da sua história

Tesla acelera para o terceiro trimestre de lucros da sua história

A Tesla apanhou os mercados de surpresa. A empresa liderada por Elon Musk revelou esta quarta-feira que fechou o terceiro trimestre do ano com lucros de 312 milhões de dólares. Os analistas antecipavam mais um trimestre de prejuízos para a fabricante de carros elétricos.

No mesmo período do ano passado, a empresa revelou perdas de 619 milhões de dólares. Esta foi a terceira vez que a Tesla chegou ao fim de um trimestre com resultados positivos.

Os lucros não foram, ainda assim, suficentes para inverter o saldo negativo que a empresa acumula desde o início de 2018, de 1270 milhões de dólares.

Elon Musk tem, no entanto, razões para celebrar. Os lucros do terceiro trimestre ficaram a dever-se às vendas de carros, que duplicaram face aos três meses anteriores. As receitas com vendas ascenderam aos 6,82 mil milhões de dólares, acima dos 6,3 milhões que previam os analistas.

A produção do Model 3 foi determinante para os resultados. No total, foram vendidos pouco mais de 80 mil veículos da marca. Só o Model 3 vendeu mais de 53 200. O modelo chega à Europa no final do primeiro trimestre de 2019. O preço de venda ronda os 60 mil dólares. Em 2018, a Tesla conta fabricar no total 100 mil unidades dos modelos S e X. Em 2019 deverá arrancar a produção do Model 3 na China, mas todos os veículos fabricados na China serão vendidos no próprio país.

Já no período de negociação que decorre após o fecho do mercado, as ações dispararam para o valor mais alto dos últimos dois meses. Os títulos da Tesla vinham a afundar desde meados de agosto, altura em que Elon Musk deu a entender que estava a preparar a retirada da empresa de bolsa, o que lhe valeu um processo da autoridade reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos e a destituição do cargo de chairman da empresa, embora tenha continuado como CEO.

Ver fonte