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O TikTok, inicialmente conhecido pelas danças e desafios virais, transcendeu a barreira de rede social de conteúdos de entretenimento, para se tornar numa plataforma que está a revolucionar a promoção de destinos turísticos. A tendência é evidente um pouco por todo o mundo, real e digital, com as hashtags #TravelTok e #TikTokMadeMeBookIt a contabilizar mais de 12 mil milhões e 128 milhões de visualizações, respetivamente.
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Portugal não foge à regra e já tem criadores de conteúdo na rede social que transformam as suas páginas em verdadeiros guias turísticos. Com quase um milhão de seguidores e mais de três milhões de gostos, André Chaíça, fotógrafo de profissão, iniciou a sua jornada de criação de conteúdos relacionados com viagens para partilhar com o mundo os locais menos conhecidos de Portugal.
“Sempre adorei viajar. Quando planeava viagens perdia horas a escolher sítios para fotografar, a procurar localizações e a perceber como lá chegar”, conta ao Dinheiro Vivo. Em território nacional, ainda não trabalhou com nenhuma das entidades turísticas oficiais, no entanto, já o fez no estrangeiro, designadamente para o Turismo da Suíça.
Alexandra e Vítor, com mais de 22 mil seguidores e quase 900 mil gostos, renderam-se à plataforma em 2021 já com o objetivo de publicar conteúdo sobre turismo e viagens sob o nome @vensouficasblog.
Na sua perspetiva, os utilizadores já “não procuram o óbvio”, vão antes em busca do desconhecido, razão pela qual o TikTok “pode desempenhar um papel tão ou mais importante na promoção de destinos do que a televisão ou a rádio”, sublinham. O projeto já lhes valeu trabalhos de promoção de zonas do país como a Serra da Estrela ou a Beira Baixa, despertando o interesse de milhares de utilizadores.
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Mais recente no TikTok, mas já com mais de 18 mil seguidores e 536 mil gostos, o criador de conteúdo Filipe Almeida ou @filipeinportugal, viveu oito anos no Canadá, período da sua vida em que muito sentiu falta de terras lusas. “O objetivo não é só divulgar aos de dentro, mas também mostrar o que se passa por cá, aos nossos emigrantes espalhados por esse mundo fora”, explica.
Também as entidades oficiais estão atentas a estas tendências, nomeadamente “à mudança de paradigma para descoberta e planeamento de viagens”, particularmente por parte da geração Z. No momento de viajar, quase metade destes jovens troca a pesquisa no Google por redes sociais como o TikTok ou o Instagram, refere ao Dinheiro Vivo fonte oficial do Turismo de Portugal.
Para a instituição, as redes sociais são uma forma “privilegiada” de obter informação acerca das necessidades e gostos dos turistas, possibilitando a criação de conteúdos personalizados.
Ainda assim, o Turismo de Portugal destaca que o Instagram e o Facebook continuam a ser as principais plataformas usadas durante o processo de planeamento de viagens. Contudo, a crescente relevância do TikTok está a motivar “algumas ações pontuais de promoção internacional nesta rede”.
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